Nome sujo consegue FIES? Entenda mais sobre as restrições

Criado como um programa do Ministério da Educação, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem como objetivo financiar a sua graduação.

Anúncio


Nome sujo consegue FIES ─ O FIES pode ser o martírio de muitos estudantes, mas é também a chance de tantos outros conseguirem concluir uma graduação. Em meio a toda a burocracia, uma das dúvidas recorrentes é se é possível conseguir o financiamento com o nome sujo. Nesta data (05/03/), o Guia do Ex-Negativado responde essa pergunta.

Nome sujo consegue FIES?

Criado como um programa do Ministério da Educação, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem como objetivo financiar a sua graduação. Jovens estudantes de todo o Brasil que desejam ingressar em instituições de cursos superiores não gratuitos podem buscar o financiamento.

Existem diversos requisitos para se conseguir a aprovação no financiamento, que poderá variar de percentual, chegando até mesmo a 100% do valor do curso.

Os estudantes devem se inscrever no Sistema de Seleção do FIES, validar suas informações na referida instituição de ensino e por fim, comparecer, junto ao seu fiador, em um dos agentes financeiros do FIES, que pode ser o Banco do Brasil ou a Caixa.

Quem tem o nome sujo consegue o FIES?

A resposta, até o ano de 2012, era negativa. Um dos requisitos para se conseguir o financiamento era ter o nome livre de negativações nos órgãos de crédito, o que era provado através do documento de “idoneidade cadastral”.

Continua depois da publicidade

Porém, isso foi modificado no ano seguinte, por se considerar que essa regra impedia o ingresso de estudantes nas instituições de ensino superior, de maneira injusta.

Portanto, desde 2013 é possível que um estudante que esteja com o nome negativado consiga o financiamento, porém, com restrições. A principal delas é que o estudante não poderá usar os mecanismos de fiança convencional ou solidária.

Para compensar, ele dispõe do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo como fiador, mas também deverá obedecer a certos critérios, como renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio, matricula em cursos de licenciatura e ser bolsista parcial no ProUni.

Escolha o melhor carro para o seu trabalho e seus passageiros

O FIES é um programa que tem ajudado muitas pessoas a conseguirem entrar em um curso superior, mas também pode se tornar um problema grave à longo prazo. Afinal, estamos falando de um financiamento, e até o momento em que o estudante comece a pagar as mensalidades de fato, o valor do financiamento terá aumentado consideravelmente devido aos juros.

Para aqueles que puderem evitar aderir a esse financiamento, melhor. Mas, quanto aos que não possuem condições de arcar com uma faculdade e estão com o nome sujo, ainda é uma opção válida aderir ao FIES, que desde 2013, permite que estudantes com negativações nos seus CPFs possam conseguir sua tão sonhada graduação no ensino superior.

Veja também: Ford, Fiat, Chevrolet ou Volkswagen? Entenda a comparação e destaques

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Carregando comentários aguarde...
...
...