Vício em compras: descubra 7 sinais de que você, seu parente ou amigo têm o transtorno

Transtorno atinge principalmente as mulheres e tem tratamento

Anúncio


Vício em compras – Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 8% da população mundial possui o transtorno da oniomania. Apesar de não ser um tema muito debatido aqui no Brasil, o vício em compras prejudica e compromete a qualidade de vida de muitas pessoas. Então, falaremos hoje (05/03) no Blog Guia do Ex-Negativado, 7 sinais que indicam que uma pessoa pode ser viciada em compras e outras informações importantes. Acompanhe!

O que caracteriza a oniomania ou vício em compras

O vício em compras é um tipo de transtorno compulsivo. Essa doença geralmente caracterizada quando a pessoa não consegue resistir à pressão para comprar, o que leva ao prejuízo financeiro e à culpa. Essa doença chamada oniomania, atinge principalmente as mulheres.

Os consumidores compulsivos veem formas de gratificação nas compras que satisfazem outras necessidades, ansiedade e reduzem o desconforto físico e psicológico. 

Sendo assim, quem sofre desse mal, geralmente tem outras áreas da vida prejudicadas, sobretudo os relacionamentos com pessoas próximas. 

Viciada em compras
Viciada em compras / Fonte: Canva Pro

Sintomas e sinais do vício em compras 

Segundo informações do site da psiquiatra Aline Rangel, existem alguns sinais de uma pessoa pode estar sofrendo com o consumo compulsivo, veja: 

Continua depois da publicidade
  • Adquirir itens desnecessários, muitas vezes repetidos;  
  • Tentar eliminar a tristeza e a frustração nas compras; 
  • Assumir mais dívidas do que pode pagar;  
  • Fazer empréstimos para cobrir outros gastos; 
  • Mentir, ignorar e esconder dívidas e gastos excessivos; 
  • Brigar com familiares pelo consumo excessivo; e 
  • Distanciamento social. 

O que contribui para o surgimento da compulsão por compras 

Vários fatores podem contribuir para o surgimento da compulsão por compras. Veja alguns exemplos:

Continua depois da publicidade

Doenças emocionais  

Os transtornos emocionais exercem um papel de causa e consequência nos comportamentos de compra compulsiva. Nesse sentido, é muito importante consultar um profissional para entender se este é o seu caso.  

Sentimento de solidão 

Por incrível que pareça, o sentimento de solidão pode desencadear compras excessivas.  

Isso porque as pessoas que se encontram nesse estado, necessitam de ter contato constante com outras pessoas para não se sentirem sozinhas. 

Então, elas visitam constantemente locais como shoppings, feiras e outros ambientes que proporcionem o contato com os outros. 

Meio social e cultural

O meio social e cultural onde uma pessoa vive, também contribui para o desenvolvimento de comportamentos compulsivos. Dessa forma, quanto mais um indivíduo é estimulado a comprar, maior é a chance disso se tornar algo negativo e prejudicial.

Existe tratamento para esse tipo de transtorno? 

Existe tratamento para Oniomania. Para tratar esse distúrbio, os médicos realizam uma avaliação psiquiátrica para diagnosticar problemas relacionados ao problema.

Nesse sentido, as pessoas que sofrem desse mal geralmente chegam aos consultórios deprimidas, ansiosas e precisam de medicação para ajudar no processo. 

Além disso, é muito importante iniciar uma terapia para diminuir a impulsividade e outros problemas comportamentais do paciente.  

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre os sinais de que uma pessoa pode ser viciada em compras, veja no vídeo a seguir, como utilizar os conselhos bíblicos para melhorar as suas finanças pessoais. Confira abaixo.

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto. Além disso, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Dessa forma, vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas. Então, no vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

 

Carregando comentários aguarde...
...
...