Bitcoin tem imposto? Entenda todas as obrigações tributárias

Exemplo máximo das chamadas moedas virtuais, o “Bitcoin” tem sido motivo de temor e empolgação por muitos investidores em todo o mundo.

Anúncio


Bitcoin tem imposto ─ Ao mesmo tempo em que ele pode ser extremamente lucrativo, também pode ser inseguro, seu valor tem alta taxa de flutuação e não há regulação pelo Banco Central. Ainda assim, há a possibilidade de serem cobrados impostos da criptomoeda? Nesta data (28/02), o Guia do Ex-Negativado te responde.

Bitcoin tem imposto?

Sendo a pioneira no ramo de criptomoedas, o Bitcoin é uma forma de moeda existente somente no ambiente virtual, não havendo qualquer modalidade física da referida moeda.

Ela opera através de uma rede descentralizada conhecida como “blockchain” e como sua própria classificação sugere, ela é protegida por criptografia, dificultando assim possíveis ataques de hackers e roubos por criminosos virtuais.

A forma de negociação do Bitcoin, como era esperado, ocorre totalmente no ambiente virtual, que podem ser comercializadas com empresas especializadas no ramo, com outros investidores ou o chamado “minerar bitcoins”, através de um computador potente.

Para conseguir bitcoins, o investidor deve transferir os valores por sua moeda nacional, que será convertida em bitcoins. Lembrando que a alta flutuação do valor da bitcoin pode gerar lucros significativos, mas também prejuízos altos se o investidor não tiver experiência na área.

Continua depois da publicidade

Veja também: Bitcoin tem que declarar? Entenda os trâmites tributários do ativo

Continua depois da publicidade

É cobrado imposto do Bitcoin?

Bitcoin tem imposto?
Bitcoin tem imposto? – Foto: Canva

A resposta é sim! Mesmo com a moeda criptografada não tendo regulação em nosso país por parte do Banco Central, isso não impediu que fosse cobrado alguma modalidade de imposto pela bitcoin, sendo nesse caso em específico o imposto de renda.

Tudo começou em 2021, com a implementação de novos regulamentos pela Receita Federal. Ou seja, agora as Bitcoins também devem ser incluídas na declaração do imposto de renda, sendo esta uma medida de segurança e de vista grossa para possíveis procedimentos ilegais.

Sendo assim, as bitcoins devem ser declaradas aos moldes de um bem, de acordo com seu valor de aquisição e sua declaração é obrigatória uma vez que a aquisição delas ultrapasse o valor de R$1.000,00. Além disso, o valor da alíquota do IR é de até 15% sobre ganhos de até 5 milhões de reais, e quanto mais esse limite for superado, maior será o valor da alíquota.

Declare suas criptomoedas!

Para aqueles que já realizam a declaração do imposto de renda anualmente, adicionar os valores de bitcoins não será um problema. Basta acessar a seção de “Bens e direitos” na fica de declaração, selecionar o código referente a Bitcoin, informar detalhes pormenorizados da compra e do valor e onde as criptomoedas estão sendo mantidas.

Fazendo isso, portanto, você não terá problemas com a Receita Federal e poderá manter seu negócio, nesta que é uma das modalidades mais arriscadas de investimento, mas também uma das mais lucrativas.

Veja também: Quanto vale uma criptomoeda hoje? Entenda as cotações

Como DIMINUIR O VALOR DA FATURA do seu cartão de crédito SEM GASTAR SEU DINHEIRO

Carregando comentários aguarde...
...
...