Serasa pode bloquear cartão de crédito? Entenda aqui

Dentre os principais efeitos da negativação, está o bloqueio do cartão de crédito, uma das formas mais utilizadas para pagamentos em nosso país.

Anúncio


Serasa pode bloquear cartão de crédito ─ Estar com o nome negativado no Serasa é sem dúvidas um fator limitador para todo e qualquer consumidor, além de gerar constrangimento em virtude da má-reputação que isso acarreta. Nesta data (28/02), o Guia do Ex-Negativado responde essa questão.

Serasa pode bloquear cartão de crédito?

Muito se fala em “CPF negativado”, ou do tradicional “nome sujo”, mas o que significa isso? Quando um consumidor contrai uma dívida, seja por uma compra ou empréstimo, ele possui a responsabilidade de quitá-la.

Caso o consumidor descumpra essa obrigação, pelo motivo que for, o credor então aciona os órgãos de proteção ao crédito, como é o caso do Serasa, para que o nome do devedor seja alocado na lista de restrições.

Dessa forma, quando o consumidor tentar realizar outras transações, os credores tomarão ciência de que o seu CPF se encontra com uma dívida em aberto, ou que não houve tentativa por parte deste em quitá-la, gerando assim o chamado “nome sujo”.

Em outras palavras, a negativação passa a ideia para os credores de que o consumidor não é um bom pagador, tornando uma possível transação futura mais arriscada em virtude das chances de inadimplemento.

Continua depois da publicidade

Veja também: SPC e Serasa são a mesma coisa? Entenda o que é cada um

Continua depois da publicidade

O Serasa pode então bloquear meu cartão de crédito?

Serasa pode bloquear cartão de crédito?
Serasa pode bloquear cartão de crédito? (Foto: Freepik)

Indo direto ao ponto: não! A negativação no seu CPF não bloqueia automaticamente seus cartões de crédito, e se você segue pagando em dia suas faturas e demais taxas cobradas pelo seu banco, poderá seguir usando seu cartão de crédito normalmente. Todavia, algumas informações precisam ser explanadas.

Como sabemos, a abertura de uma conta no banco ou a solicitação de um cartão de crédito envolve um contrato firmado entre as partes, logo, é muito importante ter ciência das cláusulas presentes, pois elas podem conter restrições em casos de inadimplemento, incluindo o tão temido bloqueio dos cartões de crédito.

Além disso, uma negativação no Serasa pode impedir a aquisição de outros cartões concessões de empréstimo, possibilidades de parcelamento de dívidas e demais acordos e benefícios.

Meu nome está negativado, e agora?

Felizmente, tirar seu CPF da negativação não só é perfeitamente possível, mas o próprio site do Serasa oferece diversas opções de negociação das suas dívidas. Iniciativas como o “Feirão Limpa Nome Serasa” oferecem opções de acordo que cabem no seu bolso, além de outras instituições bancárias que também prestam esse tipo de serviço.

Portanto, se está com o nome sujo e não quer perder seus benefícios como consumidor, se planeje financeiramente e busque por formas de renegociação de dívidas que caibam no seu bolso!

Veja também: Como emitir o CPF pela Internet? Veja passo a passo

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...