SPC e Serasa são a mesma coisa? Entenda o que é cada um

Os órgãos de cobrança são os mais conhecidos pelo público consumidor

Anúncio


SPC e Serasa são a mesma coisa ─ Muitas pessoas possuem a dúvida sobre se SPC e Serasa são a mesma coisa. Nesta data (20/02), o Guia do Ex-Negativado explica as principais diferenças entre os órgãos de cobrança.

SPC e Serasa são a mesma coisa?

A simples menção do SPC e do Experian pelo nome faz a maioria dos consumidores estremecer, mas o que eles oferecem não é tão assustador quanto parece.

De fato, tanto as empresas quanto os bancos oferecem serviços que podem ajudar empresas e bancos a fornecer crédito mais barato e seguro, e até mesmo ajudar na quitação de dívidas.

O que significa cada sigla?

O SPC é um enorme banco de dados de informações de crédito gerenciado e fornecido pela Federação Nacional de Lojistas. Hoje, este sistema permite consultar o fundo de previdência de mais de 180 milhões de pessoas.

O banco de dados fornece aos cidadãos e empresas informações de crédito gratuitas sob a Lei de Defesa do Consumidor. Com base nos dados do sistema e em suas próprias informações, empresas e bancos definem suas pontuações e tomam decisões sobre como emprestar ou conceder crédito.

Continua depois da publicidade

Veja também: Nome sujo no SPC e limpo no Serasa? (Veja como identificar as dívidas)

Continua depois da publicidade

O que é Serasa e como funciona?

"<yoastmark

A Serasa, que vem sendo complementada pela Experian nos últimos anos, é uma agência de assessoria de crédito criada pela Associação dos Bancos do Estado de São Paulo e pela Federação das Associações Brasileiras de Bancos.

Tem a mesma funcionalidade do SPC, ou seja, passa dados pessoais como nome, endereço, data de nascimento, etc. É possível fazer uma consulta para descobrir se o nome é negativo.

Muitas pessoas se perguntam se a Serasa é uma companhia privada ou uma empresa pública, mas é importante esclarecer que é uma companhia privada criada em 1968 e hoje faz parte do Grupo Experian.

Sendo assim, você já descobriu a resposta da pergunta: SPC e Serasa são a mesma coisa? E sabe-se que não. Saiba mais a fundo a seguir.

Qual a diferença entre SPC e Serasa?

As funções das duas empresas são muito semelhantes, mas as fontes de dados são diferentes. Os dados do SPC são coletados de dados de varejistas credenciados, enquanto o Serasa obtém informações de bancos e instituições financeiras.

Outra diferença importante é como você consulta esses dados gratuitamente. As consultas on-line estão disponíveis no Serasa, enquanto no SPC você precisa se dirigir a um dos postos de atendimento do SPC (verificar endereço) e levar o CPF original e documento de identidade com foto.

Dessa forma, nunca mais diga que SPC e Serasa são a mesma coisa, apesar de serem bem parecidas.

Veja também: Quanto tempo leva para sair do SPC/Serasa?

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...