Nome sujo no SPC e limpo no Serasa? (Veja como identificar as dívidas)

Identifique as dívidas disponíveis pelo SPC e Serasa e todo o histórico financeiro de seus gastos

Anúncio


Nome sujo no SPC e limpo no Serasa ─ Para se ter uma análise completa de todas as dívidas e descobrir as possíveis falhas do histórico financeiro, os consumidores devem fazer consultas constantes dentro dos órgãos de proteção ao crédito. Afinal de contas, o nome pode estar limpo em um e sujo em outro. Nesta data (30/01), o Guia do Ex-Negativado divulga as informações.

Nome sujo no SPC e limpo no Serasa

Apesar de muitos não saberem, existe a possibilidade de estar com o nome sujo no SPC e limpo no Serasa. Por conta desse tipo de situação, é recomendável que o consumidor verifique todos os portais dos órgãos de proteção ao crédito do país.

Com essa consulta, é possível ter uma visão completa e ter noção de todas as dívidas existentes.

Mas por que essa situação acontece? Basicamente, esses órgãos recebem informações diferentes de cada cliente e sua respectiva relação com as agências bancárias do país.

No SPC, por exemplo, o consumidor pode ter informações relacionadas aos débitos atrasados do comércio.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, a Serasa é responsável por receber a maior parte dos dados financeiros do consumidor. Assim, algumas informações colocadas nessa plataforma são inexistentes nas demais.

Continua depois da publicidade
Nome sujo no SPC e limpo no Serasa
Nome sujo no SPC e limpo no Serasa / Fonte: Canva Pro

O SPC ou Serasa enviam alertas de dívidas aos consumidores?

Na verdade, os responsáveis por notificar os consumidores são as empresas credoras. Além disso, essas instituições também mandam alertas aos principais órgãos de proteção ao crédito, informando a inadimplência de determinado cliente.

Contudo, é importante destacar que as correspondências dão um prazo de 10 dias para a quitação da dívida em questão. Caso o pagamento não seja realizado dentro desse período, então, o nome do consumidor é registrado no sistema dos órgãos de proteção.

Veja também: 4 dicas para recuperar o crédito depois de limpar o nome no SPC/Serasa

Como consultar as informações no SPC?

Para consultar as dívidas e todo o histórico financeiro disponível no SPC, portanto, os consumidores podem seguir três caminhos diferentes. Dentre as opções disponíveis, estão:

  • Aplicativo do SPC Brasil (Android e iOS);
  • Plataforma oficial do SPC Brasil;
  • Nos estabelecimentos exclusivos para atendimento. Aqui, é importante levar um comprovante de residência e documento de identificação.

Como consultar as informações na Serasa?

Para verificar o histórico financeiro na Serasa e, então, saber se existe alguma dívida pendente, os consumidores têm três opções disponíveis. Dentre as alternativas que podem ser seguidas nesse caso, estão:

  • Aplicativo da Serasa (Android e iOS);
  • Plataforma oficial da Serasa;
  • Por meio do número de telefone 0800 591 1222.

Veja também: Ter nome sujo no SPC/Serasa impede de fazer concurso público? Entenda

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina. Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.

Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.

Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...