Quanto tempo leva para sair do SPC/Serasa?

Dívidas têm prazo para permanecer nos órgãos de restrição de crédito

Anúncio


Não pagou uma dívida e ficou com o nome sujo? Veja hoje, 12 de fevereiro, quanto tempo leva para sair do SPC/Serasa e, assim, voltar a ter o nome limpo.

Tanto o SPC quanto o Serasa são órgãos de restrição de crédito. Isto é, eles são bancos de dados que indicam que uma pessoa não honrou uma dúvida. Assim, “suja” o nome do consumidor.

E isso afeta o cidadão de inúmeras formas. Especialmente para conseguir serviços como cartão de crédito com limite ou empréstimos com juros baixos.

Quanto tempo leva para sair do SPC/Serasa?

Segundo a lei uma dívida que tem inscrição em birôs de crédito, tais como o SPC e o Serasa, caduca após 5 anos. Isso significa que depois desse período para de ficar disponível nesses canais.

Portanto, após 5 anos a dívida sai desse tipo de cadastro. Contudo, isso não significa que ela deixa de existir. Afinal, o credor ainda pode cobrá-la e exigir o seu pagamento.

Continua depois da publicidade

Depois de sair do SPC/Serasa a dívida continua sendo cobrável

Como dito brevemente acima, dizer que uma dívida caduca após 5 anos não quer dizer que ela deixa de existir. Ela somente não pode mais ficar disponível e registrada nos cadastros de restrição de crédito.

Continua depois da publicidade
Quanto tempo leva para sair do SPC/Serasa
Quanto tempo leva para sair do SPC/Serasa? – Foto: Canva

Todavia, o credor pode cobrá-la. Ainda, caso essa dívida seja com um banco ou instituição financeira, ela necessariamente permanece com registro no Serviço de Informações de Crédito do Banco Central.

Esse é um sistema que fica disponível para as empresas de crédito fazerem pesquisas sobre possíveis consumidores.

Note, então, que apesar da dívida sair do SPC/Serasa depois de certo tempo, ainda é possível que empresas do ramo financeiro consultem-na. Igualmente, que a cobrem.

O que fazer após ter dívida inscrita no SPC/Serasa?

Sabemos que equilibrar as contas nem sempre é fácil. Afinal, não raro as despesas superam o dinheiro disponível. E é aí que as dívidas surgem.

Caso não haja rápida regularização com a quitação, o consumidor corre o risco de ser inscrito no SPC/Serasa. Com isso, sua imagem no mercado fica prejudicada.

Nesse caso, então, não espere o tempo que a dívida leva para sair do SPC/Serasa. O melhor é resolver a situação o quanto antes.

Caso não seja possível pagar a dívida no momento, busque negociá-la. Muitas vezes é possível parcelar o valor em atraso ou encontrar condições favoráveis.

Igualmente, considere participar de eventos como o Feirão Limpa Nome do Serasa, onde as propostas podem dar até 99% de desconto no valor da dívida.

Onde investir em 2022? Comparativo de investimentos para não cair em cilada

Saber quais são os melhores investimentos para 2022 é fundamental para os investidores de plantão, já que com a inflação mais alta e com o crescimento dos juros, a atratividade das aplicações aumenta.

Nesse contexto, algumas opções se mostram mais interessantes do que outras. Contudo, alguns investidores, em especial aqueles que estão no começo da jornada, não sabem como escolher a melhor opção para o seu perfil.

Para ajudar entender mais sobre o assunto, fizemos um comparativo. Assista, então, o vídeo e veja as vantagens de alguns tipos de investimento.

Carregando comentários aguarde...
...
...