Financiamento na conta de luz; entenda como funciona e critérios
O financiamento na conta de luz se tornou a solução para quem precisa de um crédito a mais, de forma prática e rápida.
Financiamento na conta de luz ─ Para fugir da inadimplência, muitas pessoas recorrem ao modelo de financiamento. Assim, a alternativa oportuniza aqueles que precisam de um empréstimo, mas sofre problemas ao recorrer às instituições financeiras. Nesta data (07/03), o Guia do Ex-Negativado traz a público todas as informações.
Financiamento na conta de luz
O financiamento na conta de luz se tornou a solução para quem precisa de um crédito a mais, de forma prática e rápida.
A modalidade é requisitada, principalmente, por quem possui dificuldades de conseguir empréstimos nas formas convencionais. Ou seja, para pessoas que possuem um histórico financeiro não muito atrativo para o mercado financeiro, como os negativados. Afinal, cerca de 50% do volume populacional do Brasil é composto por este público.
Como funciona
Dessa forma, surge o empréstimo financiado na conta de luz. Esta é uma modalidade de crédito que vem se estabelecendo desde 2019, atraindo consumidores.
O financiamento na conta de luz acontece da seguinte forma:
Um consumidor faz um empréstimo, e a partir de então terá as parcelas da negociação feitas na conta de luz. Isso quer dizer que as parcelas do financiamento serão incluídas na conta de energia que o consumidor tem todo mês. O valor da fatura de energia, contudo, será a soma do consumo de luz mais a parcela devedora do empréstimo.
Veja também: Energia solar em casa: saiba quanto custa instalar e bancos que financiam
Como solicitar o financiamento na conta de luz?
Para fazer a solicitação do empréstimo na conta de luz, o processo é semelhante aos outros. Normalmente, o cidadão encontra esse serviço em instituições financeiras que trabalham com o empréstimo por débito de consumo. Ou mais facilmente, que sejam parceiras com distribuidoras de energia.
Além disso, o valor a ser financiado costuma ser de até 3 mil reais. Para fazer a contratação, a pessoa precisa apresentar alguns documentos (seja de forma online ou presencialmente), como:
- RG;
- CPF;
- Comprovante bancário;
- Comprovante de residência recente.
Outro fator, é que não são todos os estados brasileiros que oferecem essa opção de crédito. Apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Ceará e Rio Grande do Sul.
Quem pode solicitar o financiamento na conta de luz?
Como toda modalidade de crédito, este também possui seus critérios para quem poderá se eleger ao financiamento. E assim, será possível determinar o valor a ser liberado, bem como as taxas de juros e tempo de pagamento.
Para fazer o financiamento na conta de luz, o cidadão deve, então,:
- Ter entre 21 e 79 anos;
- Ser o titular da conta;
- Não ter dívidas com a conta de energia e pagar dentro do prazo;
Outros requisitos podem ser analisados a depender do órgão, ficando a cargo do solicitante buscar informações em diferentes instituições ou empresas.
Veja também: Conheça o financiamento de carros para aposentados do INSS
Comentários estão fechados.