Onde tirar o comprovante de renda para autônomo? Veja aqui 4 opções

As pessoas que trabalham de forma própria têm dúvidas sobre onde tirar o comprovante de renda para autônomo. Embora o procedimento pareça complicado, ele é extremamente simples, com diferentes formas de comprovação.

Anúncio


Onde tirar o comprovante de renda para autônomo ─ Algumas pessoas têm dúvidas referentes à comprovação de renda sendo autônomo. Essa comprovação é feita de diferentes maneiras. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado apresenta como tirar essa comprovação.

Onde tirar o comprovante de renda para autônomo

As pessoas que trabalham de forma própria têm dúvidas sobre onde tirar o comprovante de renda para autônomo. Embora o procedimento pareça complicado, ele é extremamente simples, com diferentes formas de comprovação.

Tudo dependerá da finalidade do comprovante de renda. Entre as formas, destaca-se o uso do extrato bancário, sendo esse também o mais comum. Neste caso, basta solicitá-lo junto a instituição financeira onde possui uma conta.

Entretanto, essa não é a única maneira de emitir o comprovante de renda. Os autônomos inscritos no INSS, por exemplo, também poderão comprovar a renda dessa forma.

1. Carnê de Pagamento Unificado

Hoje, todos os autônomos que aderiram ao MEI, podem comprovar a renda através do carnê de pagamento unificado. Este documento pode ser, então, utilizado na solicitação do empréstimo bancário, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Veja também: Como fazer para pagar INSS sendo autônomo? Saiba regras e como fazer

Continua depois da publicidade

2. Extrato Bancário

Onde tirar o comprovante de renda para autônomo
Onde tirar o comprovante de renda para autônomo (Foto: Freepik)

O Extrato Bancário é uma das formas mais populares de comprovar a renda sendo autônomo. Vale ressaltar, então, que essa alternativa funciona em diferentes situações: freelancer, profissional liberal e outros profissionais autônomos.

Neste caso, para ter acesso ao extrato bancário, é necessário abrir uma conta em uma instituição financeira. Dessa forma, portanto, ficará fácil encontrar todos os rendimentos, basta imprimir os dados dos últimos três ou seis meses, dependendo da situação.

3. Recibos

Outra dica fundamental para quem trabalha de forma autônoma é emitir, por conseguinte, um extrato de todos os serviços realizados. Quando essas informações estão organizadas, é possível comprovar a renda com esses documentos.

Entretanto, é importante deixar claro que tanto o contratante quanto o profissional assinaram o contrato. Lembre-se de aderir essa característica no dia a dia, já que é prática e essencial.

4. Decore

O Decore, também conhecido como Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, é mais uma maneira de comprovar a renda. Trata-se, então, de um documento emitido por um profissional contábil, que deve ser registrado junto ao CRC.

Quando esses documentos estão em mãos, é possível, portanto, utilizá-los para a comprovação de renda. Este documento é de extrema importância para os profissionais autônomos, já que demonstra todas as informações necessárias para realizar diferentes procedimentos.

Entretanto, para que continue tendo a mesma finalidade, é necessário atualizá-lo com determinada frequência. Este procedimento é fundamental para que haja validade na documentação.

Como facilitar a comprovação

Para que haja facilidade no momento da comprovação de renda, existem algumas dicas que podem ajudar:

  • Abrir uma conta bancária;
  • Regularizar as restrições;
  • Formalizar o trabalho;
  • Verificar o Cadastro Positivo.

Veja também: Golpe de cadastros do Auxílio Brasil; entenda o que está acontecendo

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

Carregando comentários aguarde...
...
...