Quanto custa o autoteste de Covid-19? Como funciona? Confira detalhes!

Saiba tudo sobre o autoteste aprovado pela Anvisa

Anúncio


A Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu a liberação oficial para que as empresas fabricantes de autoteste de Covid-19 possam fabricar e comercializar os produtos, mas quanto custa? E como funciona? É o que o blog Guia do Ex-Negativado explica neste sábado (29/01).

Até então, testes para Covid-19 só podiam ser aplicados por profissionais de saúde ou trabalhadores contratados pelas farmácias que receberam liberação para realizar testagem em suas unidades.

Os autotestes que foram aprovados são diferentes em relação aos testes laboratoriais mais precisos, como é o caso do já popular RT-PCR, aos de anticorpos e também pelo de antígeno, este que fornece um resultado rápido, porém menos preciso do que o RT-PCR.

Autoteste de Covid-19: Quanto custa? Como funciona? Confira!
Autoteste de Covid-19: Quanto custa Como funciona? Confira! (Foto: Canva Pro)

Como funciona o autoteste de Covid-19?

Antes de mais nada, é fundamental entender exatamente o que estará comprando para não se sentir prejudicado ou manter desconfiança mesmo com o resultado do autoteste.

Segundo afirmação da Anvisa, os autotestes são um procedimento orientativa.

Continua depois da publicidade

Ou seja, vão indica apenas que uma pessoa pode estar infectada com o coronavírus. No entanto, não devem ser considerados como diagnóstico concluído, por não oferecem um resultado tão preciso quanto os demais testes comuns.

Continua depois da publicidade

O diagnóstico efetivo só poderá ser feito por um profissional de saúde.

Sendo assim, o autoteste tem uma função de triagem, permitindo o auto isolamento precoce e auxiliando na quebra da cadeira de transmissão do vírus.

Serão comercializados apenas os testes de antígeno para uso da população. Ou seja, deve ser feito entre o 1º até o 7º dia de sintomas. No entanto, o resultado não valerá como documento oficial.

Já o método de realização do teste vai depender do fabricante. Não haverá um padrão, então é necessário atenção às instruções da caixa.

Quanto custa o autoteste de Covid-19?

Por ter sido liberado somente nesta última sexta-feira, dia 28 de janeiro, a Anvisa ainda não divulgou nenhuma estimativa de preços.

Então, até o momento do fechamento desta matéria ainda não há como saber quanto custa um autoteste para Covid-19.

Também é importante salientar que os testes ainda não podem ser comprados, pois nem sequer houve registro por parte da Anvisa às empresas interessadas.

As empresas interessadas ainda terão de receber aprovação do órgão para que possam comercializar seus produtos.

A Anvisa vai divulgar uma página na qual todos os autotestes aprovados e librados para venda serão divulgados. Neste momento, a lista está vazia.

Quem poderá vender autotestes?

Somente as farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados para comercialização de dispositivos médicos.

É fundamental certificar-se que o produto adquirido possui aprovação da Anvisa.

Não serão vendidos autotestes pela Internet.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO: seja esperto e ache os melhores CARTÕES DE CRÉDITO

Se tem uma forma de pagamento que pode ser uma verdadeira aliada nas finanças é o cartão de crédito. Isso porque ele facilita o dia a dia, oferece melhores condições de parcelamento e, também, pode garantir algumas outras vantagens na utilização. No entanto, também pode ser um verdadeiro problema quando usado de forma desenfreada, sobretudo com compras em muitas parcelas que acabam virando uma bola de neve. Não acredite que ter crédito é ter dinheiro. Não é bem assim que as coisas funcionam. Saiba mais no vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...