Receber restituição do Imposto de Renda mais cedo? Veja com proceder

Com algumas medidas simples, é possível receber a restituição do IR mais rápido

Anúncio


Restituição de imposto de renda mais cedo – Antes mesmo de iniciar o período de declaração do IR, muitos contribuintes já estão pesquisando como receber a restituição do imposto de renda mais cedo. Então, falaremos sobre isso hoje (19/02) no Blog Guia do Ex-Negativado. Acompanhe.

Como funciona a restituição do imposto de renda

A restituição do imposto de renda consiste na devolução de um valor superior ao que foi pago na declaração de imposto.

Geralmente isso acontece por causa das deduções de imposto de renda. Uma dedução é uma condição de redução de imposto e pode resultar em saldo a pagar inferior ao imposto retido na fonte.

Sendo assim, como muitos contribuintes têm o imposto de renda retido na fonte, ou seja, diretamente do salário, a dedução torna o valor do imposto a pagar menor do que o valor retido, e o governo é, portanto, obrigado a restituir essa diferença.

Restituição do imposto de renda
Receba a restituição do imposto de renda mais cedo. Foto: Canva

Como receber a restituição do imposto de renda mais cedo

O prazo para entrega da declaração do IR 2022 (ano base 2021) deve iniciar no primeiro dia de março até o final de abril.

Continua depois da publicidade

Dito isso, os contribuintes que enviarem seus documentos primeiro podem receber suas restituições mais rapidamente, desde que não haja erros ou pendências na declaração. 

Continua depois da publicidade

Além disso, existem grupos prioritários que recebem a restituição antes dos outros contribuintes. Veja alguns integrantes: 

  • Idosos; 
  • Pessoas com deficiência; 
  • Pessoas doenças graves; 
  • Professores 

Como será o cronograma de restituição do IR em 2022 

As restituições do imposto de renda devem começar a ser pagas no final de maio deste ano até o mês de setembro. 

Sendo assim, para obter mais informações sobre a liberação do pagamento da restituição, o contribuinte precisa acessar o site da Receita Federal e realizar uma consulta informando os seus dados pessoais. 

Acompanhe o processo após a declaração 

Após a declaração do IR é importante acompanhar o processo até chegar na restituição. O status da declaração pode ser consultado já no dia seguinte à entrega.  

Assim, o sistema exibe se a solicitação está “processamento”, “na fila de restituição” ou “com pendências”.  

Então, se a declaração ainda está “em processamento”, será necessário repetir a consulta alguns dias depois para verificar se ocorreu alguma mudança no status. Se a declaração já está “na fila de restituição”, é só aguardar a liberação dos lotes de restituição.  

Por outro lado, caso o contribuinte necessite corrigir alguma informação e apresentar declaração de retificação, esta valerá a partir da data de emissão do aviso de retificação. Ou seja, esse contribuinte é remanejado para o final da lista restituição. 

Por fim, caso o sistema diga que seu extrato está ” com pendências”, tente verificar quais são essas pendências no próprio sistema da receita Federal e corrija-as o quanto antes para evitar maiores atrasos na sua restituição ou cair na malha fina. 

Agora que você já sabe como receber a restituição do imposto de renda mais cedo, descubra também como consultar seu CPF no SPC e Serasa gratuitamente. Confira no vídeo a seguir.

Aprenda CONSULTAR SEU CPF no SPC e Serasa [Grátis] e AUMENTAR SCORE de crédito

A consulta do CPF ao SPC e Serasa, pode ser feita gratuitamente. Então, no vídeo você tem todos os detalhes sobre o assunto. Ainda no vídeo você entende mais sobre o Cadastro Positivo e sua supostamente influencia na vida de um consumidor.

Carregando comentários aguarde...
...
...