Tem como estornar um Pix no Nubank? Entenda se é possível

Veja como agir nessa situação

Anúncio


O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Salvador, 31 de julho, por Victor de Freitas – Um dos temas que frequentemente são procurados por usuários é se tem como estornar um Pix no Nubank. Para tirar suas dúvidas, o blog Guia do Ex-Negativado consultou o próprio Banco Central para explicar o assunto.

Pix é o serviço de transações instantâneas desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e que rapidamente caiu no gosto popular. Foi lançado em novembro de 2020, mas hoje já é considerado como o principal método de transferências digitais no país.

Não à toa, desbancou facilmente os tradicionais métodos de transferência, que são TED e DOC, que cada vez menos são utilizados em operações financeiras utilizando aplicativos dos bancos.

Entretanto, ainda existem dúvidas relacionadas ao serviço que deixam usuários com receio ou sem saber o que fazer em determinadas situações. É o caso de usuários do Nubank, principal conta digital do país.

Tem como estornar um Pix no Nubank?

A resposta é não. Isto porque, não existe nenhuma forma de estornar um Pix em nenhuma instituição financeira, já que o Banco Central não adicionou essa função.

Continua depois da publicidade

Sendo o responsável pelo desenvolvimento, e também pela gerência das operações bancárias no país, apenas o órgão poderia realizar uma adição como essa no serviço.

Continua depois da publicidade

“Caso a transferência tenha sido um engano, você poderá negociar com o recebedor a devolução do valor pago. A devolução é uma funcionalidade disponível no Pix e é sempre iniciada pelo próprio recebedor”, diz o Banco Central.

O que fazer ao enviar dinheiro para uma conta errada?

O primeiro passo é tentar entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro de forma errada.

Caso não tenha possibilidade de fazer este contato, procure a equipe de atendimento do seu banco para te ajudar nessa situação, explicando com detalhes o assunto.

Vale destacar que “apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção”, gera pena de até quatro anos de reclusão. Ou seja, quem recebeu o dinheiro equivocadamente precisa devolver.

Como evitar que isso ocorra?

A única maneira de evitar é ter atenção no momento de concluir a transferência. Insira cuidadosamente a chave Pix informada por quem vai receber o dinheiro.

Além disso, antes de confirmar a transferência é necessário conferir atenciosamente se os dados mostrados na tela são os mesmos da pessoa que receberá dinheiro na conta.

Carregando comentários aguarde...
...
...