Cadastro positivo é bom ou ruim? Entenda o recurso

“Cadastro Positivo” reúne todas as informações referentes a consumo, sejam as negativações por inadimplência ou mesmo os valores pagos em dia.

Anúncio


Cadastro positivo é bom ou ruim ─ O “Cadastro Positivo” veio a se popularizar em 2019 no Brasil, oferecendo um banco de dados para as instituições financeiras terem mais informações sobre a reputação de um consumidor como bom (ou mau) pagador. Nesta data (01/03), o Guia do Ex-Negativado te explica sobre o assunto.

Cadastro positivo é bom ou ruim?

Diferente do modelo anterior de “Cadastro Negativo”, onde as empresas tinham acesso apenas aos seus deslizes como consumidor, o “Cadastro Positivo” reúne todas as informações referentes a consumo, sejam as negativações por inadimplência ou mesmo os valores pagos em dia.

Ou seja, o Cadastro Positivo é um banco de dados que traça todo o perfil do consumidor, como forma de expressar de maneira mais autêntica o seu perfil como bom ou mau pagador.

Ele pode ser feito no site do Serasa, SPC ou Boa Vista, é totalmente gratuito e as informações são atualizadas automaticamente, podendo ser acompanhadas pelo próprio cliente ou por empresas.

Veja também: Como saber se faço parte do Cadastro Positivo? Entenda a ferramenta

Continua depois da publicidade

Afinal, é algo bom ou ruim?

Cadastro positivo é bom ou ruim?
Cadastro positivo é bom ou ruim? – Imagem: Canva Pro

O Cadastro Positivo foi criado como uma maneira de dar mais transparência nas relações de consumo, demonstrando de maneira mais efetiva o perfil de um consumidor, seus erros e acertos, permitindo assim às empresas terem maior segurança na hora de conceder certos benefícios e oferecer serviços.

Continua depois da publicidade

Além disso, torna os processos ainda mais céleres.

Logo, a principal vantagem advinda do Cadastro Positivo está no dinamismo conferido a relação entre instituição e consumidor, tornando o processo mais rápido para concessão de empréstimos, ofertas de cartão de crédito, entre outros. No entanto, há desvantagens evidentes no processo.

De início, a depender do local onde seja feito o Cadastro Positivo, a pontuação do Score pode variar, tornando as consultas das instituições inevitavelmente imprecisas.

Além disso, muitos clientes reclamam da demora com que os dados são atualizados, o que pode passar uma ideia errada sobre o perfil do consumidor, que já realizou determinado pagamento, mas a informação não consta em seu cadastro positivo.

Ter ou não ter um Cadastro Positivo?

Atualmente, abrir um Cadastro Positivo é um procedimento automático, independente da escolha do consumidor. No entanto, o mesmo pode solicitar seu cancelamento se assim desejarem.

Embora não possua vantagens tão impactantes assim, servindo mais para a consulta de empresas do que ao próprio consumidor, o Cadastro Positivo hoje é uma realidade e recomenda-se que todos mantenham os seus.

Afinal, as informações que constam nele só podem ser acessadas com seu consentimento e podem facilitar e muito a hora de concessões de ofertas e benefícios após análise de seu perfil como pagador. Resta torcer que o programa seja cada vez mais aprimorado.

Veja também: Como saber se faço parte do Cadastro Positivo? Entenda a ferramenta

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...