O que você vai saber!
Cadastro positivo é bom ou ruim ─ O “Cadastro Positivo” veio a se popularizar em 2019 no Brasil, oferecendo um banco de dados para as instituições financeiras terem mais informações sobre a reputação de um consumidor como bom (ou mau) pagador. Nesta data (01/03), o Guia do Ex-Negativado te explica sobre o assunto.
Cadastro positivo é bom ou ruim?
Diferente do modelo anterior de “Cadastro Negativo”, onde as empresas tinham acesso apenas aos seus deslizes como consumidor, o “Cadastro Positivo” reúne todas as informações referentes a consumo, sejam as negativações por inadimplência ou mesmo os valores pagos em dia.
Ou seja, o Cadastro Positivo é um banco de dados que traça todo o perfil do consumidor, como forma de expressar de maneira mais autêntica o seu perfil como bom ou mau pagador.
Ele pode ser feito no site do Serasa, SPC ou Boa Vista, é totalmente gratuito e as informações são atualizadas automaticamente, podendo ser acompanhadas pelo próprio cliente ou por empresas.
Veja também: Como saber se faço parte do Cadastro Positivo? Entenda a ferramenta
Afinal, é algo bom ou ruim?
O Cadastro Positivo foi criado como uma maneira de dar mais transparência nas relações de consumo, demonstrando de maneira mais efetiva o perfil de um consumidor, seus erros e acertos, permitindo assim às empresas terem maior segurança na hora de conceder certos benefícios e oferecer serviços.
Além disso, torna os processos ainda mais céleres.
Logo, a principal vantagem advinda do Cadastro Positivo está no dinamismo conferido a relação entre instituição e consumidor, tornando o processo mais rápido para concessão de empréstimos, ofertas de cartão de crédito, entre outros. No entanto, há desvantagens evidentes no processo.
De início, a depender do local onde seja feito o Cadastro Positivo, a pontuação do Score pode variar, tornando as consultas das instituições inevitavelmente imprecisas.
Além disso, muitos clientes reclamam da demora com que os dados são atualizados, o que pode passar uma ideia errada sobre o perfil do consumidor, que já realizou determinado pagamento, mas a informação não consta em seu cadastro positivo.
Ter ou não ter um Cadastro Positivo?
Atualmente, abrir um Cadastro Positivo é um procedimento automático, independente da escolha do consumidor. No entanto, o mesmo pode solicitar seu cancelamento se assim desejarem.
Embora não possua vantagens tão impactantes assim, servindo mais para a consulta de empresas do que ao próprio consumidor, o Cadastro Positivo hoje é uma realidade e recomenda-se que todos mantenham os seus.
Afinal, as informações que constam nele só podem ser acessadas com seu consentimento e podem facilitar e muito a hora de concessões de ofertas e benefícios após análise de seu perfil como pagador. Resta torcer que o programa seja cada vez mais aprimorado.
Veja também: Como saber se faço parte do Cadastro Positivo? Entenda a ferramenta