Investir em renda fixa: entenda o que fazer para garantir lucros

O investimento em renda fixa possibilita muitas oportunidades lucrativas para os investidores de plantão!

Anúncio


Investir em Renda Fixa está entre as principais formas de investimentos dos brasileiros. Os ativos mais conhecidos dessa modalidade são a caderneta de poupança, títulos do Tesouro Direto e CDBs. Nesta data (04/02), o Guia do Ex-Negativado mostra como realizar investimentos na Renda Fixa e garantir lucros!

O que é investir em Renda Fixa?

Investir em Renda Fixa é uma das modalidades mais populares entre os investidores brasileiros. Além de ser um dos mais conservadores, o investidor sabe qual será a taxa de juros que remunera o investimento.

Mesmo que a taxa possa ser pré-definida ou pós-definida, ela continua sendo fixa. Porém, antes de realizar o investimento, é necessário ter o seguinte em mente: trata-se de uma renda fixa, não retorno fixo.

Afinal, o que determina a Renda Fixa é justamente o cálculo de juros. Na maioria das situações, o retorno é garantido, mesmo que seja baixo devido à inflação. Independentemente disso, muitos investidores têm a seguinte dúvida: como gerar lucros com a Renda Fixa?

Quais são os investimentos disponíveis?

Antes de descobrir como garantir lucros a partir do investimento em Renda Fixa, os investidores devem conhecer quais são as opções disponíveis. Por conseguinte, existem três opções de títulos, são elas:

Continua depois da publicidade

Prefixados
Pós-fixados
Híbridos

Continua depois da publicidade

No Prefixado, por exemplo, a taxa de juros será definida no momento da aplicação. Já nos títulos pós-fixados, o cálculo da taxa de juros ainda é fixo, mas é atrelada a um indicador econômico que passa por variações ao passar do tempo.

Por fim, como o próprio nome sugere, os títulos híbridos são compostos por uma taxa de juros prefixada ou pós-fixada. Na prática, o título pode ser indexado a qualquer indicado, mas o mais comum é o seguinte: juros fixos + IPCA.

Veja também: 5 bancos que fazem empréstimo com garantia do FGTS; veja valores e juros

A Renda Fixa é segura?

O que é investir em Renda Fixa?
O que é investir em Renda Fixa? – Foto: Canva

Mesmo que a Renda Fixa seja mais previsível que demais opções, como a Renda Variável, isso não significa que o investidor está livre de qualquer risco. Um dos principais riscos é, então, o risco de crédito.

Nessa situação, portanto, o investidor corre o risco de perder os seus investimentos devido à incapacidade financeira. Além disso, existem algumas situações em que o investidor sofreu calote, principalmente ao não realizar uma boa pesquisa de mercado.

Outro risco evidente da Renda Fixa é o mercado. Ou seja, a maneira como o mercado se comporta afeta diretamente a Renda Fixa, afetando os valores dos papéis, principalmente nos ativos prefixados.

Veja também: Renda extra com FGTS e PIS: Equilibre as contas com essas parcelas

Conheça os 5 MELHORES BANCOS DIGITAIS para RENDER DINHEIRO; todos eles BATEM A POUPANÇA

Carregando comentários aguarde...
...
...