Largar tudo e ir morar no exterior; vale a pena? Entenda aqui

Planejamento financeiro é o ponto de partida.

Anúncio


Largar tudo e ir morar no exterior ─ Saber o valor ideal para sair do território brasileiro é fundamental para fazer um bom planejamento financeiro. De forma geral, a quantia deve conseguir cobrir ao menos um mês de estadia, seja qual for o motivo da saída. Nesta data (27/02), o Guia do Ex-Negativado mostra todas as regras para fazer essa viagem.

Largar tudo e ir morar no exterior, vale a pena?

Mas como largar tudo e ir morar no exterior? Na verdade, a quantia ideal varia de acordo com o destino escolhido. Mas, de forma geral, é interessante levar uma parcela do salário que consiga cobrir o primeiro mês de estadia.

Afinal de contas, se for uma viagem a trabalho, por exemplo, pode ser que a remuneração não seja recebida até o final do mês. Diante desse cenário, os profissionais devem estar preparados para qualquer situação.

Para quem pretende levar dinheiro físico, o limite máximo determinado pela Receita Federal é de R$ 10 mil. Caso ultrapasse essa marca, o viajante precisará fazer uma declaração ao órgão responsável.

Trocar a moeda antes ou durante a estadia?

Quando chega a hora de trocar a moeda para fazer uma viagem, muitos turistas ficam em dúvida sobre qual é a melhor escolha: fazer a troca antes ou durante a estadia. Caso o destino tenha uma moeda fraca, como o peso argentino, o ideal é fazer o câmbio no destino escolhido.

Continua depois da publicidade

Já em países com moedas caras, como o dólar e o euro, a opção mais vantajosa é fazer a troca dentro do território brasileiro. Nesse caso, os turistas não precisam enfrentar grandes problemas financeiros durante a troca.

Continua depois da publicidade

Veja também: Quanto custa uma passagem para a Europa? Entenda o orçamento

Cartão de crédito ou dinheiro em espécie

Largar tudo e ir morar no exterior, vale a pena?
Largar tudo e ir morar no exterior, vale a pena? / Fonte: Canva Pro

A melhor alternativa para quem pretende sair do Brasil é levar dinheiro em espécie, e isso vale para qualquer país do mundo. Afinal de contas, quando falamos em compras internacionais no cartão, os custos podem ser bem maiores, levando em consideração a taxa IOF.

Além disso, vale destacar que os viajantes não conseguem saber seus gastos até o dia de fechamento da fatura, uma vez que os valores das despesas caem somente nesse período. Isso é um ponto bastante desfavorável, principalmente quando lembramos das oscilações do real.

Cartão pré-pago em viagens internacionais

Caso queira utilizar cartão durante a estadia, a melhor alternativa são os da categoria pré-pago. Com essa ferramenta, os viajantes conseguem utilizar somente o valor que depositaram no cartão, evitando surpresas desagradáveis no âmbito financeiro.

Veja também: Quanto custa uma viagem para o Jalapão? Entenda o orçamento

Como DIMINUIR O VALOR DA FATURA do seu cartão de crédito SEM GASTAR SEU DINHEIRO

Carregando comentários aguarde...
...
...