Qual a diferença entre SPC, Serasa e Boa Vista? Entenda aqui

As dívidas dos consumidores seguem em bancos de restrição que possibilitam negociações e acordos

Anúncio


O SPC, Serasa e a Boa Vista são empresas que se dedicam na coleta e fornecimento de dados para instituições a respeito do comportamento financeiro das pessoas. Apesar de similares, essas três companhias possuem distinções na sua atuação. Nesta data (19/02), o Guia do Ex-Negativado explica as diferenças entre as empresas e como funcionam.

De que maneira o SPC, a Serasa e a Boa Vista se diferenciam?

Sendo serviços de proteção ao crédito, essas empresas oferecem uma análise sobre os consumidores, indicando possíveis bons pagadores e aqueles que podem deixar de pagar as dívidas. Mesmo todas sendo birôs de crédito, essas três empresas utilizam diferentes sistemas para coletar suas informações, sendo concorrentes uma das outras.

SPC

O SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, é, por conseguinte, a mais antiga das três companhias, tendo origem em 1955. Diferentemente das outras duas, esta empresa possui maior ênfase para o comércio.

A distribuição dos seus dados permite, então, que lojistas conheçam seus consumidores na hora de oferecer parcelamentos ou crediários, sabendo a chance desses de pagarem o valor.

Caso uma pessoa gere uma dívida a uma empresa e essa informe ao SPC, o consumidor será impedido de gerar uma nova tendo seu nome na lista de devedores.

Continua depois da publicidade

Isso irá dificultar na aquisição de empréstimos, créditos e financiamentos feitos pelo cliente. Sem nenhum custo é possível, portanto, no site da empresa ver quais as pendências e encontrar maneiras de solucioná-las.

Continua depois da publicidade

Veja também: Nome sujo no SPC e limpo no Serasa? (Veja como identificar as dívidas)

Serasa

De que maneira o SPC, a Serasa e a Boa Vista se diferenciam?
De que maneira o SPC, a Serasa e a Boa Vista se diferenciam?(Foto: Canva Pro)

Fundada desde de 1968, a Serasa em 2007 foi comprada pela multinacional Experian se tornando Serasa Experian. A empresa possui a maior base de dados de toda a América Latina, fornecendo, então, informações sobre consumidores para diversas instituições, principalmente bancos.

A Serasa possui um sistema de pontuação de score que vai de 0 a 1000, indicando quais as chances desse consumidor de estar inadimplente com as suas contas. Aqueles com pontuação alta, possuem, então, mais chances de conseguirem créditos e de realizarem empréstimos em bancos e demais instituições.

Assim como no SPC, é possível no site da Serasa verificar as dívidas e encontrar maneiras de pagá-las, assim como verificar a pontuação no score.

Boa Vista SCPC

Existindo há mais de 60 anos, mas no mercado desde 2010 sendo administrado pela Boa Vista, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma concorrente direta da Serasa na distribuição de dados para as empresas.

Assim como a Serasa, a Boa Vista possui, portanto, um sistema de pontuação de consumidores que os qualifica como bons ou maus pagadores.

A diferença entre as duas empresas se dá pelo uso de bases de dados distintas, que faz com que os scores entre elas possam, então, ser diferentes. Gratuitamente e com CPF, a consulta no site do SCPC permite ver pendências registradas, o valor do score, além de conseguir liquidar as dívidas.

Veja também: Nome sujo no SPC e limpo no Serasa? (Veja como identificar as dívidas)

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO GRÁTIS: passo a passo de como usar e SAIR DO SUFOCO

Carregando comentários aguarde...
...
...