Quanto custa um divórcio? Entenda os valores do trâmite judicial

Ninguém se casa pensando em se divorciar, mas em muitos casos, dissolver a relação matrimonial é a melhor, ou mesmo a única, solução.

Anúncio


Quanto custa um divórcio ─ Casamento é uma decisão muito importante. Dividir a vida com outra pessoa pode ser algo prazeroso, mas exige cuidado e responsabilidade, e quando isso não é considerado, o resultado é muitas vezes o divórcio. Nesta data (10/03), o Guia do Ex-Negativado mostra os valores.

Quanto custa um divórcio?

Ninguém se casa pensando em se divorciar, mas em muitos casos, dissolver a relação matrimonial é a melhor, ou mesmo a única, solução. Discussões constantes, desgaste da relação, metas de vida incompatíveis e em casos extremos, casos de violência doméstica, levam ao fim do casamento.

E qual o custo para isso? Depende da forma que será feito o divórcio: se de maneira judicial ou extrajudicial.

Divórcio extrajudicial

Se o casal estiver de acordo, não houverem filhos ou menores incapazes, a modalidade extrajudicial pode ser feita no cartório, pagando-se uma taxa que custa em torno de R$300,00, além dos gastos com um advogado, que irá mediar o processo, explicar os direitos e deveres dos ex-cônjuges, criar a documentação, etc.

A boa notícia é que os gastos com o advogado são consideravelmente menores no divórcio extrajudicial, e ainda podem ser totalmente gratuitos se feitos pela Defensoria Pública, caso o casal consiga comprovar o estado de pobreza. O mesmo já não ocorre no Divórcio Judicial.

Continua depois da publicidade

Veja também: Conheça as profissões que ajudam o mundo e ganham bem

Continua depois da publicidade

Divórcio Judicial

Quanto custa um divórcio?
Quanto custa um divórcio? – Foto: Canva Pro

Como o próprio nome indica, o processo de Divórcio Judicial será realizado perante um juiz, com todos os trâmites esperados em um processo.

Cada parte terá um advogado, haverão custas processuais e no caso do pagamento de honorários, eles poderão variar se o divórcio for consensual (com ambas as partes em comum acordo) ou litigioso, com os percentuais variando entre 6 a 15% dos bens do casal a serem pagos, a título de honorários.

A principal vantagem deste tipo de divórcio está no procedimento mais completo para ser feita, portanto, a dissolução do casal, a partilha de bens (que irá depender da forma escolhida no casamento, se era uma união estável etc), como ocorrerá a guarda dos filhos, pagamento de pensão alimentícia, dentre outros.

Uma dura, mas necessária, realidade

O divórcio, de uma forma de outra, é uma triste realidade. Trata-se de uma família que, pelos mais diversos motivos, acabou sendo vítima de problemas irreconciliáveis que ocasionaram no seu fim. E quando isso envolve filhos, na grande maioria das vezes, eles são as principais vítimas.

No entanto, o divórcio não deixa de ser uma revolução nas interações sociais, e também em nossa legislação.

Manter-se, portanto, em um relacionamento infeliz pode causar os mais diversos problemas, e ter a possibilidade de encerrar algo tóxico é uma oportunidade de recomeçar sua vida. Com o tempo, então, o processo se tornou cada vez mais facilitado e prático e, embora não seja muito barato, ainda é possível para todo e qualquer brasileiro.

Veja também: Quanto custa um divórcio no Brasil? Descubra os valores

Como DIMINUIR O VALOR DA FATURA do seu cartão de crédito SEM GASTAR SEU DINHEIRO

Carregando comentários aguarde...
...
...