Auxílio maternidade para desempregada: Veja quando há direito

Em algumas situações mesmo quem não está contribuindo ao INSS pode receber o benefício

Anúncio


O auxílio maternidade para desempregada se garante em algumas situações específicas. Portanto, é possível, mesmo sem recolher ao INSS, receber o benefício. Saiba hoje, 17 de dezembro, como funciona.

Continua depois da publicidade

Esse benefício, que leva o nome de salário-maternidade, é gerido pelo INSS. Assim, volta-se aos segurados da Previdência Social.

Ele serve para garantir à mulher o afastamento das atividades de trabalho durante a adaptação com o novo filho sem que haja prejuízo ao salário.

Como funciona o auxílio maternidade para desempregada?

Existem duas situações em que a mulher sem emprego pode garantir após o nascimento ou adoção de filho o benefício de maternidade. Veja, abaixo, cada uma delas.

Auxílio maternidade para desempregada
Auxílio maternidade para desempregada pode ser pago em duas situações, confira. – Foto: Canva

Quando continua contribuindo ao INSS mesmo após desemprego

Primeiramente, é possível receber o benefício quando a mulher, mesmo após perder o emprego, continua contribuindo ao INSS. Nesse caso, então, contribui como facultativa.

Além de ter acesso ao salário-maternidade a desempregada também tem direito, nessa hipótese, ao acesso a outros benefícios como auxílio-doença, se for o caso, dentre outros.

Continua depois da publicidade

Quando ainda está no período de graça do INSS

Por outro lado, o auxílio maternidade para desempregada também se apresenta quando o nascimento ou adoção do filho ocorrer dentro do período de graça do INSS.

Continua depois da publicidade

Em outras palavras, quando se para de contribuir ao INSS não se perde imediatamente o direito aos benefícios previdenciários. Afinal, a Previdência concede um prazo, o período de graça.

Ele é de 12 meses para quem contribuiu por menos de 10 anos ao INSS. Já para quem recolheu valores ao INSS por mais de 10 anos o período é de 24 meses.

Qual o valor do auxílio maternidade para desempregada?

Nesse caso, o valor do benefício será de um salário mínimo. Ele atualmente corresponde a R$ 1.100, mas deve passar por alterações no próximo mês, quando há seu reajuste anual.

Ainda, o pagamento ocorre por 120 dias. Ou seja, por 4 meses. No caso das desempregadas não há possibilidade de aumento desse período, o que só ocorre com empregadas de empresas inscritas no Empresa Cidadã.

Quanto tempo o INSS demora para pagar o auxílio maternidade para desempregada?

O prazo é de apenas 30 dias para analisar o pedido – que pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS – bem como para conceder o pagamento.

Conheça os 5 MELHORES BANCOS DIGITAIS para RENDER DINHEIRO; todos eles BATEM A POUPANÇA

Atualmente quando o assunto é render dinheiro, precisamos levar em conta as particularidades das instituições financeiras.

Sendo assim, como o mercado financeiro está cada vez mais digital, as melhores oportunidades de rendimento, costumam estar nos bancos e plataformas de pagamentos digitais. No entanto, antes de tudo, é preciso entender o que é CDI e porque ele vale mais que a poupança.

Então, resumidamente falando, CDI é uma taxa que as instituições financeiras usam para regular os rendimentos de alguns tipos de investimento, e que costuma acompanhar 100% da Selic. A poupança, por sua vez, possui rentabilidade inferior, já que rende apenas 70% da Selic.

Dito isso, falaremos no vídeo sobre 5 bancos digitais e como funciona o rendimento de dinheiro em cada um deles. Vamos lá?!

Carregando comentários aguarde...
...
...