Qual aplicativo para dar entrada no seguro-desemprego?

Software promete facilitar a vida do trabalhador

Qual aplicativo para dar entrada no seguro-desemprego? Fonte da imagem: Freepik

Hoje (05/02) os trabalhadores que estavam em dúvida sobre qual aplicativo para dar entrada no seguro-desemprego devem saber que o nome dele é Carteira de Trabalho Digital. Aliás, esse app pode ser encontrado e baixado nas lojas oficiais Play Store, para usuários de sistema Android e App Store, para usuários de iPhone.

Portanto, leia também: Empréstimo no Caixa Tem: quando vai ser liberado? Confira aqui

A princípio, o aplicativo citado pode substituir a versão física do documento no ato da contratação de trabalho. Além disso, ele dá acesso a contratos de trabalho anteriores. Ademais, permite ainda a consulta de benefícios, como o seguro-desemprego, por exemplo.
Qual aplicativo para dar entrada no seguro-desemprego? Como solicitar o benefício por meio da Carteira de Trabalho Digital?
Agora, dado que se sabe qual aplicativo para dar entrada no seguro-desemprego, é o momento de se solicitar o benefício através dele. A princípio, é necessário abrir a Carteira de Trabalho Digital. Depois, é preciso dar um clique na aba “Benefícios”.

qual aplicativo para dar entrada no seguro-desemprego dica Qual aplicativo para dar entrada no seguro-desemprego? Fonte da imagem: Pixabay

A fim de fazer a solicitação, deve-se clicar em “Consultar”. É nessa seção o trabalhador pode acessar o requerimento do benefício. Em seguida, na aba “Solicitar”, já se pode começar o pedido do auxílio.

Para isso, é preciso ter em mãos o número do requerimento do seguro. Esse número é entregue pelo empregador no processo de demissão. Logo depois, clique em “Próximo”. Na sequência, verifique seus dados pessoais e clique em “Avançar”.

Posteriormente, em “Vínculos”, confira os dados da empresa e clique novamente em “Avançar”. Assim que a nova tela surgir, leia o “Termo de Aceite. Ao final, clique em “Concordo com as regras para solicitação do benefício” e confirme.

Dessa forma, leia também: FGTS aniversario 2021: veja o calendário de pagamento para efetuar seu saque
Consultando o andamento da solicitação
Após solicitar o seguro-desemprego, o trabalhador pode averiguar o andamento do pedido. Com efeito, isso é feito ao acessar a aba “Benefícios” e depois a aba “Consultar” na seção “Seguro-Desemprego”.

A propósito, nessa seção, encontram-se todas as informações a respeito do auxílio. Entre elas estão as parcelas, assim como recursos, vínculos, datas de recebimento, notificações e dados bancários.
No que consiste o seguro-desemprego e como calculá-lo
Mais do que saber qual aplicativo para dar entrada no seguro-desemprego, é interessante que o trabalhador entenda no que ele consiste. Sem sombra de dúvida, ele corresponde a um tipo de assistência aos trabalhadores demitidos sem justa causa e que não possuem outra fonte de renda.

Curiosamente, recolhe-se o valor decorrente do tempo trabalhado através do PIS/PASEP. Ademais, é imprescindível pontuar que a concessão é feita por tempo limitado.

Não só os demitidos sem justa causa tem direito ao benefício. De fato, também os pescadores artesanais em período de proibição de pesca. Atende-se também resgatados em regime análogo à escravidão e os com contrato suspenso pela qualificação profissional.

No mais, realiza-se o cálculo do valor das parcelas pautando-se na média dos salários dos últimos três meses de serviço. Por outro lado, para o pescador artesanal e o resgatado, o valor é de um salário mínimo.

Portanto, leia também: Segunda via de boleto banco do Brasil: saiba como tirar pela Internet

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações