Marcos Papa, vereador e ativista da causa animal, fala com exclusividade no Folha GO

O vereador de Ribeirão Preto (SP) fala mais sobre ativismo animal

Hoje (14/04) o Cidades do Folha Go traz uma entrevista exclusiva com o vereador e ativista de Ribeirão Preto (SP), Marcos Papa Ele fala da sua preocupação com o bem estar dos animais, de projetos que estão em andamentos e também dos desafios para alcançar seus objetivos. Acompanhe a matéria feita para você, Caro Leitor, saber de acontecimentos e feitos relevantes para a sociedade e os animais.

Aproveite e leia tambémEntrevista exclusiva com Carla Ruas, Fundadora da PetCoaching – Parte I

Quem é o vereador Marcos Papa?

Marcos Papa
Marcos defende a sustentabilidade em todos os seus pilares Foto – Arquivo Pessoal

Primeiramente, vale ressaltar que o entrevistado de hoje, Marcos Papa, tem 55 anos, e é natural de Ribeirão Preto. Sua formação acadêmica é em Direito, e no universo  político, ele já  está em seu terceiro mandato.

A sua trajetória, por certo, é construída com muitas conquistas e desafios. Veja a seguir como ele desenvolve seu trabalho há tantos mandatos, bem como seu planejamento para as demandas em defesa dos interesses da população e dos animais.

Entrevista exclusiva  – Parte I

 

Folha Go: Fale um pouco de sua trajetória política e do engajamento com a causa animal.

Marcos Papa – Eu atuo no terceiro setor há 40 anos e, há aproximadamente uma década, passei a considerar que assim como melhorávamos a vida das pessoas com determinados atendimentos, poderíamos ajudar ainda mais e em uma maior proporção, através da política.

E é isso que faço desde então: cuido da minha amada Ribeirão Preto (SP) e das pessoas que vivem aqui. Com um mandato marcado por ética, transparência, combate à corrupção, incentivo à participação popular e defesa da sustentabilidade em todos os seus pilares.

Folha Go: Qual é a sua relação com os animais e quando começou seu interesse em defendê-los?

Marcos Papa – Os animais têm alma, eles curam humanos em terapias, merecem respeito e cuidados dignos. Eles nos ensinam coisas lindas o tempo todo e equilibram nossos ecossistemas.

Logo, temos muito a aprender com eles! Eu sempre gostei de animais, mas era uma relação distante, não tinha os meus porque fui asmático na infância, hoje temos quatro gatos em casa!

Foi no conhecimento da situação degradante dos animais de rua que entendi a necessidade urgente de implementação de políticas públicas.

Apesar de Ribeirão ser uma cidade grande e rica, a Administração não investe no cuidado dos nossos animais, não há políticas públicas efetivas para a causa

E mais, faltam programas fundamentais, como o de castração em massa dos animais de rua, nem mesmo convênios com as faculdades locais a CBEA consegue firmar.

Folha Go: Existe projeto em andamento?

marcos papa
Para Marcos, “os animais nos ensinam coisas lindas o tempo todo e equilibram nossos ecossistemas” Foto – Arquivo Pessoal

Marcos Papa – Temos importantes projetos em estudo no mandato e em discussão com protetoras e ativistas. Considero fundamental esse diálogo porque são elas que conhecem os problemas da causa mais a fundo e sentem diariamente na pele as falhas do poder público.

Por isso, um desses projetos, que já foi protocolado na Câmara, disciplina a locação de cães de grande porte para a finalidade de guarda e proteção patrimonial em estabelecimentos comerciais e residenciais, além de chácaras e sítios de Ribeirão Preto. 

Então, nossa pretensão agora é regulamentar o serviço, exigir fiscalização, coibir maus-tratos e abusos e impor multa pesada para todos os envolvidos caso haja negligência ou imprudência, caso algum cão fuja e essa fuga resulte em ataques. 

Também tenho o compromisso de reapresentar um projeto de Lei que proíba rodeios em Ribeirão Preto, no caso, as provas com animais. Sou a favor da festa, dos empregos gerados nos shows, mas contra a tortura de animais.

Cheguei a apresentar um projeto neste sentido, mas houve pressão por parte de empresários do setor, um grupo de vereadores boicotou a proposta e ainda articulou para que nem recebesse parecer e, assim, não pudesse ser votada.

E em breve, na Parte II da entrevista, você vai saber detalhes sobre projetos em andamento, Abril Laranja e muito mais.

Gostou da matéria? Continua acompanhando aqui no Folha Go e fique atualizado(a) com tudo que acontece no mundo dos pets.

Por fim, leia aindaCarla Ruas, Fundadora da PetCoaching, fala dos ‘cases de sucesso’ – Entrevista Parte II

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies