O que se tem de concreto sobre o 13º do Bolsa Família para 2020? Confira

Com o final do ano se aproximando, a dúvida sobre o pagamento do 13º do Bolsa Família é pertinente. A parcela extra foi paga em 2019 e por esta razão o assunto causa dúvidas aos beneficiários

Afinal de contas, o 13º do Bolsa Família vai ou não ser pago em 2020? Esta é a pergunta que os beneficiários do programa fazem com o final do ano se aproximando. Tendo isso em vista, neste sábado (21/11), o Folha Go trás aos interessados informações acerca do assunto.

Beneficiários se perguntam quando vai liberar o 13º do Bolsa Família; confira
O que se tem de concreto sobre o 13º do Bolsa Família para 2020? confira – Imagem: Divulgação UOL

O tema ainda está indefinido. Sendo assim, o impasse sobre o pagamento da parcela extra do Bolsa Família continua. Entenda melhor na sequência.

Leia também: Consulta Bolsa Família pelo nome: saiba como fazer e confira outras alternativas

Impasse acerca do pagamento do 13º do Bolsa Família

Com o final do ano se aproximando, a dúvida sobre o pagamento do 13º do Bolsa Família é pertinente. A parcela extra foi paga em 2019 e por esta razão o assunto causa dúvidas aos beneficiários.

No entanto, é preciso salientar que o abono natalino não é um benefício que faz parte do programa. Ele foi eventualmente criado, em princípio, somente para o ano passado, como forma de cumprir uma promessa de campanha feita pelo então presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Além disso, para também se compensar a alta inflação do ano vigente, o presidente pagou a parcela extra aos beneficiários.

Para que o pagamento do 13º do Bolsa Família se torne permanente, um Projeto de Lei (PL), transformado em lei, deve incluí-lo dentro da norma que criou o programa.

Então, esse PL já foi criado e atualmente aguarda a aprovação pelos órgãos competentes do Estado.

Veja ainda: Mãe solteira que recebe Bolsa Família vai receber quanto de auxílio? Saiba mais

PL quer tornar o 13º do Bolsa Família permanente

Em 28 de outubro, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) elaborou e assinou o Projeto de Lei nº 5061/2020, que atualmente está em tramitação no Plenário do Senado Federal.

O PL tem como objetivo tornar o pagamento do abono natalino permanente. Assim, o pagamento do 13º do Bolsa Família começaria de forma contínua já neste ano.

Barbalho pretende, com o PL, alterar a legislação do Bolsa Família (Lei nº 10.836/2004) no que diz respeito ao Art. 2º-B. O texto passará a vigorar, caso o projeto seja aprovado, determinando que o pagamento de dezembro deverá ser em dobro.

O documento do senador contém a seguinte justificativa para que o abono natalino do Bolsa Família seja aprovado:

No ano de 2019, o governo federal, através da Medida Provisória nº898,
de 2019, autorizou o pagamento do abono natalino no Programa Bolsa Família, ficando restrito apenas àquele ano.
Acredito que esse tipo de benefício não deve ficar restrito apenas a um
ano específico. Ele deve ser transformado em uma verdadeira política de Estado contínua, pois fará diferença para as famílias que vão recebê-lo.

Além disso, o senador sugeriu que o Congresso Nacional aprovasse também o crédito suplementar, para a concessão do bônus aos beneficiários em caso de falta ou baixo orçamento.

Sendo assim, se aprovado, o PL beneficiará milhares de usuários do Bolsa Família, concedendo uma parcela extra correspondente ao valor do benefício de dezembro.

Aprovação do PL é uma possibilidade remota

Então, embora haja um grande apelo popular para que o 13º do Bolsa Família seja pago e se torne permanente, a aprovação do PL pode não acontecer.

Isso porque a discussão acontece em meio ao pagamento do auxílio residual e ao programa que deverá substituir o Bolsa Família já em 2021. Além de todas as afirmações relacionadas à falta de orçamento do governo para mais benefícios.

Dessa forma essas são as informações que traduzem o que há de mais concreto acerca do assunto até o momento. Mas acontecendo alguma atualização, certamente será noticiada aqui.

Confira: Substituto do Bolsa Família deve priorizar mérito e conceder auxílio-creche; confira

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies