Conhece as diferenças e o que significa SPC e Serasa? Entenda já

Quando se pergunta sobre o significado dos órgãos de proteção ao crédito, tende a vir à memória a questão do nome sujo e a negativação do CPF, mas não é só isso

Anúncio


O que significa SPC e Serasa – Apesar de muitas pessoas saberem de certa maneira um pouco a respeito do que os birôs de crédito representam, ainda existem outras tantas que não têm noção clara entre as distinções existentes. Mas e você, conhece as diferenças que marcam o SPC e o Serasa? Na matéria deste sábado (21) ajudaremos a entender um pouco melhor os famosos órgãos de proteção ao crédito.

Continua depois da publicidade

SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito, já Serasa, por sua vez, é um acrônimo para Serviços de Assessoria S.A, que depois de algum tempo de criação, passou a se chamar Serasa – Centralização de Serviços Bancários.

Ambas as instituições são órgãos de proteção ao crédito, que usam informações a respeito da adimplência e inadimplência de pessoas e empresas. Saiba mais na sequência.

Continua depois da publicidade

Leia ainda: Com quanto tempo o nome sai do SPC e Serasa? Confira e descubra agora mesmo

Continua depois da publicidade

O que realmente significa SPC e Serasa e as funções de cada órgão

o que significa spc e serasa funcionamento birôs
O que significa SPC e Serasa: saiba o que são e as diferenças entre eles. Fonte da imagem: Techtudo/Reprodução

Naturalmente quando se pergunta o que significa SPC e Serasa, tende a vir à memória a questão do nome sujo e a negativação do CPF. E isso, claro, faz todo o sentido, pois uma das funções dos órgãos tem a ver com o cadastramento de pessoas negativadas.

Em sendo assim, quando alguém contrai uma dívida, assume um compromisso financeiro e não paga, o CPF dessa pessoa ficará registrado negativamente nesse banco de dados das entidades.

Leia ainda: Serasa Consumidor permite consultar CPF, limpar nome e conferir score

Mas além desse cadastro negativo, há também o Cadastro Positivo. Antes ele era opcional, no entanto, passou a caracterizar-se como sendo compulsório, devido a uma lei que começou a vigorar no dia 9 de julho de 2019.

E ao contrário do cadastro negativo que só registra as pendências dos consumidores, o Cadastro Positivo também mostra todas as contas que o consumidor pagou em dia; ou seja, exibe o que ele fez de bom em sua conduta financeira.

Ok, as semelhanças nós já vimos, mas e as diferenças? Na sequência as especificidades que ajudam a distinguir melhor a função de cada um.

Como funciona o SPC Brasil?

Ele atua como uma espécie de banco de dados sobre o crédito. É detentor de um caráter público.

Seu banco de dados está vinculado às Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). Dito de outra forma, ele é administrado por associações comerciais.

Foi fundado no ano de 1955 e já foi largamente utilizado por várias empresas, sendo que cerca de 180 milhões de CPF’s podem ser acessados por intermédio dele.

Como funciona o Serasa?

O Serasa, por sua vez, configura-se como uma entidade que realiza a prestação de serviços e é dono de um enorme banco de dados.

A propósito, no banco de dados do Serasa estão presentes informações relacionadas à inadimplência de pessoas e empresas. Ou seja, eles mostram informações a respeito de débitos pendentes.

Além de tudo isso, há também informações sobre ações judiciais, cheques sem fundo e uma infinidade de outras informações vindas de diferentes estabelecimentos, sejam eles da iniciativa privada ou então da iniciativa pública.

Distinções entre SPC e Serasa

Agora que já se sabe o que significa SPC e Serasa e o funcionamento de cada instituição, é importante conhecer com mais detalhes as diferenças existentes entre os órgãos. Veja:

  • Os dados levantados pelo SPC são fornecidos por lojistas credenciados, enquanto no Serasa eles são oriundos de bancos e outras instituições financeiras;

Leia ainda: Consulta grátis pelo CPF no SPC e Serasa: saiba onde e como fazer

  • O Serasa foi criado pela Federação Brasileira das Associações de Bancos e Associação de Bancos do Estado de São Paulo. Já o SPC, sua vez, foi fundado por um grupo de 12 empresas e o financiamento de suas atividades é feito por associações comerciais nacionais;
  • Para realizar a consulta de um CPF no Serasa, é só acessar o site Serasa Consumidor e preencher um cadastro. No que tange ao SPC, é preciso acessar o site Negociar Dívida Online.

Como saber se tem dinheiro para saque pelo Cartão Cidadão?

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies