Aprenda o passo a passo para fazer uma boa redação e arrase nos concursos

Fazer uma boa redação é mais fácil do que você imagina. Confira!

Foto do revisor (Nicole Ribeiro)
Revisado por: (Nicole Ribeiro)
Anúncio


Rio de Janeiro, 7 de junho, por Mayan Braga – Se você vai prestar algum concurso ou se sua meta é passar no Enem, fazer uma boa redação pode garantir a sua tão sonhada vaga. Entretanto, diferente do que muitos pensam, o método de escrita segue regras simples, as quais, se bem aplicadas, podem lhe ajudar a angaria uma ótima classificação.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, confira hoje no Blog Casa e Macete do Folha Go o passo a passo para aplicar as regras de escrita requisitadas pelos concursos. Assim, veja como é fácil e comece a aplicá-las hoje mesmo em suas práticas de redação!

Veja também: Veja Como Fazer A Adaptação De Cães E Gatos Em Casa; Confira Os Macetes
Aprendendo a fazer uma boa redação: veja o passo a passo
Em geral, uma redação simples e descomplicada precisa seguir a regra do desenvolvimento de uma boa introdução, uma argumentação e uma conclusão. Porém, a maneira como você desenvolve cada uma dessas etapas pode fazer uma grande diferença. Assim, acompanhe agora as dicas que preparamos para que você possa se sair bem nessa empreitada!

Continua depois da publicidade

Aprenda o passo a passo para fazer uma boa redação e arrase nos concursos Aprenda o passo a passo para fazer uma boa redação e arrase nos concursos. Fonte: Canva
Passo a passo para desenvolver uma boa técnica de escrita
1. Tire tempo para ler modelos
Tirar tempo para ler modelos de redação vai fazer com que você absorva o modo como ela é escrita e desenvolvida, facilitando que você aprenda a reconhecer esquemas de coesão e coerência.
2. Esteja em dia com o português
Saber as regras gramaticais e de pontuação é um princípio base para o desenvolvimento de uma boa redação. Assim, tire tempo para estudar o novo acordo ortográfico e as normas básicas para o uso de sinais diacríticos.
3. Atualização é fundamental
Esteja em dia com os temas mais discutidos pela mídia do momento, pois são estes que geralmente irão cair na prova de redação. Assim, estude sobre os temas sociais, políticos e ambientais mais comentados na TV e nas redes sociais.
4. Desenvolva uma introdução simples e objetiva
Uma boa introdução deve ser desenvolvida em, no máximo, 1 parágrafo. Assim, ela deve ser simples e objetiva, trazendo a atenção para os principais questionamentos que o tema pode proporcionar.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, se o conteúdo da redação tiver o desmatamento como tema, apresente a forma como esse fenômeno ocorre atualmente e quais questões podem surgir a partir daí.
5. A argumentação é a chave
A argumentação deve ser desenvolvida em 2 ou 3 parágrafos, nos quais você poderá colocar em pauta todo o seu conhecimento sobre o assunto. Porém, tome cuidado: analise o que é, de fato, relevante para o tema requerido, e evite desviar deste. Uma boa argumentação traz à tona os principais pontos de interesse e as questões que envolvem o tema principal.

Assim, na argumentação, você abordará a problemática do assunto, apresentando as consequências desta para a nossa sociedade.
6. A conclusão arremata o texto
Por fim, a conclusão do seu texto, assim como a introdução, deve conter apenas 1 parágrafo. Nele, você apresentará uma boa resposta, ou seja, uma solução para o problema discutido durante a sua argumentação. Nesse sentido, desenvolva soluções plausíveis e que possam ser desenvolvidas a nível político-social.
7. Pratique
Já dizia o ditado: a prática leva à perfeição. Assim, tire tempo para redigir redações, e, se possível, peça ajuda a professores e profissionais da área de Letras para que eles verifiquem o seu desempenho.

No mais, bons estudos, muito foco e disciplina!

Se você gostou dessa matéria, leia também: Como Fazer Para Cuidar De Gato Filhote? Confira As Dicas E Entenda O Seu Pet

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais