Como limpar colchão com soluções caseiras? Venha aprender a tirar qualquer mancha do seu colchão

Aprenda soluções caseiras práticas para manter seu colchão limpinho

Foto do revisor (Gabriela Scopel)
Revisado por: (Gabriela Scopel)
Anúncio


Ribeirão Preto, 24 de maio de 2022, por Nicholas Palmeira – Limpar o colchão é uma atividade muito importante de ser feita periodicamente. Por ser algo no qual deitamos todos os dias, o colchão fica muito propenso a várias sujeiras. Portanto, o blog Casa e Macete vai lhe ensinar a como limpar colchão com soluções caseiras e se livrar de sujeiras acumuladas.

Continua depois da publicidade

É muito difícil não sujar o colchão de alguma forma. Sempre acabamos derramando algo, como alguma comida, bebida ou similar. Ademais, quando vamos dormir, muitas vezes transpiramos, e o suor vai direto para o colchão. Sem falar em colchões mais antigos, que podem estar com ácaros prejudiciais à saúde. Portanto, venha aprender a tirar qualquer mancha e a limpá-lo.

Leia também: Utilidades Do Óleo De Coco: Dicas De Como Usar Na Limpeza Da Casa
Como se livrar de ácaros e mofo?
Muitas pessoas dizem que para eliminar os ácaros, basta apenas deixar o colchão no Sol. Contudo, esse tipo de exposição na verdade favorece a reprodução dos ácaros. Para combater eles de verdade, é preciso espalhar bicarbonato pelo colchão, pois ele absorve a umidade e os ácaros. Deixe o bicarbonato agir por cerca de meia hora, e em seguida aspire o colchão.

Continua depois da publicidade

Quanto ao mofo, primeiro é preciso que a umidade saia do colchão, portanto deixe ele respirar. No caso de mofo recente, é preciso passar um pano úmido com detergente seguido de borrifos de vinagre branco. Feito isso, basta deixar secando. Contudo, no caso de mofo velho, use uma escova de dente para esfregar bicarbonato com água oxigenada. Use um pano para tirar excesso.

Continua depois da publicidade

Como limpar colchão com soluções caseiras? Venha aprender a tirar qualquer mancha do seu colchão Limpar o colchão fica muito mais fácil com essas dicas e cuidados. Foto: Pixabay
Como limpar manchas de urina e de sangue do colchão?
Novamente, o bicarbonato de sódio participa da limpeza, e dessa vez de manchas de xixi. Na matéria da UOL de 15 de fevereiro de 2018, Léo Marques orienta colocar o bicarbonato sob a mancha e deixar por 30 minutos. Em seguida, por meio de uma esponja, esfregue com calma água com sabão em pó. Depois é só retirar o conteúdo com um pano úmido e deixar secar.

Enquanto isso, para remover sangue do colchão, utilize um pano úmido com detergente. Depois que você passar o pano na mancha, deixe o produto agir por cerca de 15 minutos, para assim passar um pano seco. Caso a mancha continue, use uma pequena escova ou outro pano para espalhar um pouco de água oxigenada de 10 volumes, e novamente limpe com um pano.

Como limpar colchão com soluções caseiras? Venha aprender a tirar qualquer mancha do seu colchão Com apenas alguma dicas e produtos caseiros, você pode manter seu colchão limpo. Foto. Pixabay
Como remover o cheiro de suor e de cachorro?
No caso do suor, utilize uma mistura de vinagre de álcool (meio copo), água morna (meio copo) e bicarbonato (3 colheres de sopa). Com essa mistura feita, aplique ela no local com um pano, esfregando ele. Se você achar que o cheiro do vinagre ficou forte, fique a vontade para usar algumas gotas de óleo essencial de lavanda, passando ele com um pano no local.

Por fim, para remover o cheiro de cachorro do colchão, prepare uma mistura de meio copo de álcool e de vinagre branco e borrife ela no colchão. Esfregue essa mistura no local e deixe ela secar sozinha. Caso você queira remover o cheiro de fezes do cachorro, coloque bicarbonato nessa mesma mistura. Para dar um cheiro a mais, é possível acrescentar amaciante também.

Leia também: Saiba Como Limpar E Higienizar O Piso Vinílico De Maneira Simples E Rápida

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais