Ribeirão Preto, 6 de junho de 2022, por Nicholas Palmeira – Você provavelmente deve conhecer o tempero folha de louro. Porém, saiba que, além de ter outras aplicações fora da cozinha, a folha de louro esconde propriedades muito benéficas. Portanto, venha com o blog Casa e Macete entender e aprender como usar folha e louro da melhor forma.
A princípio, a folha de louro é um tempero bastante utilizado na cozinha. Ele tem diversas possibilidades de combinações, e traz um sabor único para os pratos. Ademais, como os próprios alimentos, ele também possui características benéficas para a saúde. Porém, existem formas corretas de se aproveitar deles. Portanto, descubra os benefícios dessa planta única.
Leia também: Sabonete De Mel: Veja Como Fazer Essa Receita Em Casa, Rápido E Fácil
Benefícios da folha de louro
Em sua composição, a folha de louro apresenta componentes que beneficiam a nossa saúde e nutrição. Talvez a ação mais conhecida desse tempero seja a de facilitar a digestão de gordura no nosso organismo. Ademais, ele não só facilita a digestão da gordura, como também auxilia na remoção da gordura do nosso sangue, como informa a matéria de Luciana Mastrorosa para o Viva Bem em 02/2020.
Baseado em experimentos, a folha de louro apresenta grande influência no organismo. Ainda a respeito do nosso sangue, o consumo diário de folhas de louro, cerca de 1 a 3 folhas, possui um poder muito grande na regulação de alguns componentes maléficos. Dentre eles estão os triglicérides e o colesterol ruim, cujas as taxas caem depois de um mês de consumo.

Principais formas de uso
A princípio, essa árvore possui origem asiática, especificamente na região mediterrânea. Com a época das grandes navegações, ela se espalhou por diversos países de clima fresco. Porém, a sua árvore não se adapta bem a qualquer ambiente, além de ser muito grandes. Esses fatores dificultam bastante o plantio.
Por causa das dificuldades no plantio, a folha de louro é geralmente utilizada seca. Por outro lado, esse fator não altera nem diminui seu aroma. Isso ocorre pois esse tempero é rico em óleos essenciais. Em síntese, para utilizar a folha de louro em pratos, o ideal é acrescentar ela no começo do preparo ou do cozimento. Dessa forma, os aromas do tempero são lentamente liberados.

Indicações e contraindicações
Antes de mais nada, assim como qualquer tempero, a folha de louro combina com certos pratos, ao mesmo tempo que não serve para o preparo de outros. Por essas folhas serem bem fibrosas, não é ideal que seu consumo ocorra com elas ainda cruas. Ademais, mesmo que elas passem por algum cozimento, costuma-se remover elas antes do consumo.
Dentre os principais usos da folha de louro, talvez o mais comum seja na finalização do preparo do feijão. Ao mesmo tempo, esse tempero também marca bastante presença em carnes vermelhas, peixes, frango e sopas. Ademais, ele é um dos temperos presentes no buquê garni, que é uma mistura de especiarias, muito usado no caldo de algumas receitas.
Leia também: Como Plantar Cebola? Descubra Os Melhores Macetes Para Ter Esse Vegetal No Quintal De Casa; Confira

