Corpo e mente conectados: veja os benefícios do exercício físico na saúde mental

Benefícios do exercício físico na saúde mental

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Poços de Caldas, sábado, 2 de abril, por Aline Maure – Que o exercício físico faz bem ao corpo e a saúde física já sabemos, mas sobre os benefícios do exercício físico na saúde mental muitas pessoas ainda não sabem. Quer cuidar da mente e do corpo? Então, acompanhe o blogue Decor & Dicas e saiba mais.

Continua depois da publicidade

Há diversos estudos científicos que afirmam os benefícios que os exercícios físicos traz para pessoas acometidas por depressão, ansiedade, o transtorno afetivo bipolar, transtornos do pânico,  esquizofrenia, tratamentos de dependência química, e muitos outros.

Leia também: Plantas de sombra: conheça o que você pode colocar em locais sem luz solar

Corpo e mente conectados; veja os benefícios do exercício físico na saúde mental-Canva-
Corpo e mente conectados; veja os benefícios do exercício físico na saúde mental-Canva-

Veja também: Molho de mostarda para carne: conheça a receita que fará sucesso na sua casa

Benefícios do exercício físico na saúde mental

Há diversos estudos que afirmam sobre os benefícios do exercício físico nos tratamentos de doenças mentais. Mas, segundo a reportagem Iúri Totti, de 30 de março de 2022, no site Terra, um estudo da Asics revela o impacto da inatividade física na saúde mental, o que nos alerta que o sedentarismo pode causar danos para a saúde mental.

posts relacionados

Mandala: conheça seus elementos, como usar na…

Continua depois da publicidade

Método feng shui: use esta técnica para melhorar a…

Continua depois da publicidade

O exercício físico produz um neuro-hormônio chamado endorfina, conhecido como hormônio da alegria, pois melhora o humor, a memória e a disposição física e mental. Um outro neurotransmissor importante produzido é a serotonina, que atua na inibição da ira, agressão, melhora humor e sono.

Mas, ainda não existe um consenso sobre o tipo de exercício físico e a carga capaz de ter ação no tratamento dos diferentes problemas relacionados a saúde mental. O ideal é ter um acompanhamento com especialistas, e, conforme as orientações ir testando vários tipos de exercícios físicos, e ir aumentando a carga gradualmente até conseguir resultado.

Contudo, a atividade física difere de exercício físico. Visto que a atividade física abrange toda e qualquer atividade, até mesmo uma simples caminhada diária até o trabalho ou a padaria. E o exercício físico necessita de disciplina, maior frequência e sobrecarga. Assim, você pode entender como aumentar de forma gradativa sua atividade física.

É importante ressaltar que os exercícios físicos trabalham como forma complementar ao tratamento medicamentoso.  Eles podem até ajudar a diminuir os medicamentos tomados diariamente, mas isso depende do quadro de saúde de cada um e o acompanhamento profissional é muito importante para orientações.

Agora você pode começar a trabalhar corpo e mente de uma maneira mais saudável e eficaz. Mas, antes, assista ao vídeo abaixo da neurologista Adriana Moro e saiba mais.

Você também pode gostar: Pré-shampoo: conheça a técnica que vai proteger os seus fios na lavagem

Carregando comentários aguarde...
...
...