Auxílio Brasil Retroativo; entenda como vai funcionar e recebimentos

O benefício social pode ter envio retroativo de acordo com alguns critérios

Anúncio


O Auxílio Brasil retroativo está trazendo muitas dúvidas entre os beneficiários do programa. Como as primeiras parcelas não tiveram valores integrais, o Governo Federal afirmou que a quantia faltante seria adicionada nos próximos pagamentos. Nesta data (18/02/), o Guia do Ex-Negativado mostra quais foram as mudanças ocorridas.

Auxílio Brasil retroativo: Vai ser pago?

Conforme dito por João Roma, ministro da Cidadania, o Governo Federal não pagará o Auxílio Brasil retroativo. A promessa inicial era de que os inscritos que receberam quantias inferiores a R$ 400 em novembro, teriam acesso à diferença junto à parcela de dezembro.

No entanto, esse plano de pagamento não pôde acontecer, uma vez que a PEC dos Precatórios estava demorando muito. Para reverter essa situação, uma nova proposta surgiu e as parcelas de janeiro receberiam o retroativo, de acordo com o Governo.

Novamente, entretanto, os pagamentos das quantidades faltantes não aconteceram. Então, depois de todas as reviravoltas, João Roma declarou que o presidente Jair Bolsonaro não conseguirá fazer esse pagamento adicional.

Qual será o valor da parcela sem o retroativo

Como o retroativo não será pago às famílias beneficiárias, as próximas parcelas serão de R$ 400, sem adicionais referentes aos valores faltantes de novembro. Com isso, o Governo Federal seguirá pagando a quantia prometida desde o início do programa.

Continua depois da publicidade

De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, esse valor está previsto para ser pago às famílias até dezembro de 2022. Vale destacar que essa regra também servirá para os grupos que entrarem nos próximos meses.

Continua depois da publicidade

Veja também: Auxílio Brasil recebe na lotérica? Entenda aqui as informações

Como funciona o Auxílio Brasil

Auxílio Brasil retroativo: Vai ser pago?
Auxílio Brasil retroativo: Vai ser pago? – Foto: Canva

O Auxílio Brasil começou a ser pago em novembro de 2021, com o objetivo de oferecer suporte financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade. O programa social disponibiliza dois benefícios aos inscritos: básico e complementar.

Os benefícios básicos mudam conforme a situação de cada família, podendo ser da categoria Composição Familiar, Primeira Infância e Superação de Extrema Pobreza. Os recursos complementares também são variáveis e podem alterar o valor das parcelas recebidas.

Como saber se vou receber o Auxílio Brasil

Para saber se vai receber o Auxílio Brasil, o interessado pode recorrer ao aplicativo Caixa TEM. Na plataforma, é possível acessar uma aba exclusiva do programa, que conta com todas as informações sobre o beneficiário e os pagamentos.

Para fazer parte do Auxílio Brasil, os inscritos devem estar com o cadastro atualizado no CadÚnico. Os grupos que participavam do Bolsa Família foram adicionados automaticamente no novo programa.

Veja também: Auxílio Brasil e carteira assinada; recebe? Veja se você ainda tem direito

Como DIMINUIR O VALOR DA FATURA do seu cartão de crédito SEM GASTAR SEU DINHEIRO

Carregando comentários aguarde...
...
...