Cartão social é o mesmo que cartão cidadão? Entenda aqui

Através dessa ferramenta criada pelo governo, o beneficiário consegue acessar, portanto, diversos recursos sociais.

Anúncio


Cartão social é o mesmo que cartão cidadão? ─ Para facilitar o saque e controle do dinheiro de recursos sociais, o Governo Federal oferece diversas ferramentas aos beneficiários, dentre elas os cartões. Nesta data (27/02), o Guia do Ex-Negativado mostra quais são eles e como podem ser usados.

Cartão social é o mesmo que cartão cidadão?

Basicamente, sim, o cartão social é o mesmo que cartão cidadão. Através dessa ferramenta criada pelo governo, o beneficiário consegue acessar, portanto, diversos recursos sociais, incluindo abono salarial, Auxílio Brasil, FGTS, seguro-desemprego, entre outros.

Como o cartão foi elaborado em parceria com a Caixa Econômica, aqueles que possuem conta na agência (como poupança e corrente) não precisam fazer o saque por meio do cartão, uma vez que o recurso é creditado diretamente na conta.

Vale destacar, então, que nem todos os beneficiários receberam o cartão cidadão. Isso acontece porque o governo está liberando aos poucos, conforme os recursos disponíveis no nome do cidadão.

Como solicitar o cartão cidadão

Caso tenha um benefício disponível em seu nome, o cidadão pode solicitar o seu cartão através dos canais de atendimento da Caixa Econômica. A solicitação pode ser feita dentro das agências, de forma presencial, ou por meio do telefone.

Continua depois da publicidade

Na segunda alternativa, basta ligar para o telefone 0800 726 0207 e solicitar o devido atendimento a outra linha. Depois do pedido, o cartão chegará no endereço marcado em até 15 dias.

Continua depois da publicidade

Esse processo também serve para quem deseja solicitar a segunda via do cartão, seja por roubo, perda ou furto.

Veja também: Como fazer o cartão cidadão? Veja todas as possibilidades

Como criar a senha para o cartão cidadão

Cartão social é o mesmo que cartão cidadão?
Cartão social é o mesmo que cartão cidadão? – Imagem: Michele Azevedo/ FolhaGO

Para conseguir habitar todas as funções do cartão cidadão, o beneficiário precisa criar uma senha de uso próprio. Sem ela, portanto, não será possível realizar os saques do saldo disponível em conta, que precisa ser feito em lotéricas, agências ou postos de atendimento da Caixa.

Para criar a senha e desbloquear o cartão, é preciso, então, ligar para o número 0800 726 0207 e solicitar atendimento em uma unidade lotérica. No dia marcado, o cidadão deve estar com o cartão em mãos e um dos seguintes documentos:

  • RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Identidade militar;
  • Carteira de habilitação;
  • Passaporte;
  • Carteira de identidade de estrangeiros.

A senha também pode ser, portanto, criada em uma das agências da Caixa Econômica de sua região. Nesse caso, não precisa estar portando o cartão cidadão, somente um documento para que o atendente consiga identificar o beneficiário.

Veja também: Quanto rende a poupança da Caixa? Confira os valores e possibilidades

Como DIMINUIR O VALOR DA FATURA do seu cartão de crédito SEM GASTAR SEU DINHEIRO

Carregando comentários aguarde...
...
...