Como sacar o Auxílio Brasil: Veja o calendário de pagamentos

Acompanhe as informações referentes ao Auxílio Brasil.

Anúncio


Para saber como sacar o Auxílio Brasil, é preciso ficar atento ao calendário de pagamentos deste ano, lançado dia 30 de dezembro no Diário Oficial da União. Com isso, o governo federal estabeleceu para 2022 um valor mínimo de R$ 400 para contemplar as famílias brasileiras mais impactadas pela pobreza no país.

Como sacar o Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil, coordenado pelo Ministério da Cidadania, lançou o cronograma anual do beneficiamento que atenderá cerca de 18,05 milhões de famílias em fevereiro. Assim, para os beneficiários que estão em dúvidas de como sacar o Auxilio Brasil, é válido salientar a importância de se manter informado dos dias de pagamento.

Calendário

Para saber as datas de receber o auxílio, o beneficiário deve conferir o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), presente tanto no Cartão do Bolsa Família, como no CadÚnico por CPF. Em seguida, verificar a data – que muda a cada mês – correspondente ao número conferido. Ou seja, segue o mesmo modelo do antigo Bolsa Família.

Além disso, o orçamento aprovado no Congresso para o Auxílio Brasil 2022 é de R$ 400 por mês e será depositado na conta cadastrada do cidadão, através da Caixa Econômica Federal, desde que estes se enquadrem nos requisitos de beneficiário para pagamento.

Veja também: Auxílio Brasil para quem mora sozinho: veja os critérios e exigências

Continua depois da publicidade

Como fazer o cadastro para sacar o Auxílio Brasil

Como sacar o Auxílio Brasil?
Como sacar o Auxílio Brasil? (Foto: Canva Pro)

Não há como sacar o Auxílio Brasil se o responsável pela família não estiver devidamente cadastrado no programa. Logo, o indivíduo deve procurar o agente responsável pelo cadastramento na cidade. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou um posto de atendimento do Cadastro Único são opções.

Além do cadastro, o programa social exige alguns critérios. Dentre eles, incluindo o processo de seleção no Dataprev, inscrição dos integrantes no Cadastro Único (atualizado nos dois anos anteriores), comprovação de renda por pessoa e condições da família em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Como fazer a consulta para sacar o Auxílio Brasil

Para fazer a consulta do pagamento do programa, o cidadão deve ter cadastro no próprio aplicativo oficial do Auxílio Brasil – disponível para sistemas Android e IOS.

O app, desenvolvido pela Caixa Econômica, permite fazer o login com o CPF e a mesma senha do aplicativo da CAIXA Tem. Contudo, após o acesso será possível verificar as datas para depósito do auxílio mensal, parcelas disponíveis para saque e até mesmo o extrato detalhado.

Com o pagamento na conta, o recebedor tem até 120 dias para retirar o dinheiro, caso contrário o valor volta para o programa social. Assim, é importante fazer o acompanhamento do calendário e a mensagem enviada pelo app do Auxílio Brasil informando o valor depositado.

Veja também: Auxílio Brasil 2022: Calendário, Consulta e Valores

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...