PIS e NIS é a mesma coisa? Entenda o que significam as siglas

Essa é uma dúvida que paira sobre os brasileiros que podem, ou não, ser beneficiários dos programas do Governo Federal

Anúncio


PIS e NIS é a mesma coisa? ─ Muitos brasileiros têm essa dúvida e ficam confusos no momento de fazer alguma inscrição ou conferir certas informações. Afinal de contas, esse tipo de identificação serve para diversas finalidades. Nesta data (27/01), o Guia do Ex-Negativado responde todas as perguntas acerca do assunto.

PIS e NIS é a mesma coisa?

Mas será que PIS e NIS é a mesma coisa? Basicamente, esses dados podem ser usados para identificar e receber recursos diversos, contudo, eles não são iguais. Apesar de possuírem os mesmos dados, essas ferramentas contam com algumas diferenças importantes e que devem ser conhecidas pelos profissionais.

A principal diferença está relacionado com a geração. Enquanto o PIS tem estabelecimento no momento da contratação pela corporação responsável, o NIS é originado do CNIS, processo realizado pela Caixa Econômica Federal.

Além disso, vale lembrar que o PIS se diz respeito aos profissionais que exercem suas funções dentro de uma corporação privada, isto é, possuem direito a benefícios de trabalho. O NIS, por outro lado, é usado por aqueles que não possuem direito aos recursos.

Como identificar o número do PIS e NIS pelo CPF

Existem diversas formas de consultar o número do PIS e NIS, inclusive através do CPF. Para fazer isso, os profissionais devem seguir algumas etapas importantes do processo. Veja-as logo abaixo:

Continua depois da publicidade
  • Entre no portal Meu INSS;
  • Selecione o campo “Entrar com gov.br”;
  • Coloque as informações do seu login particular (CPF e senha);
  • Clique para autorizar o acesso às informações e, em seguida, confirme seus dados;
  • Informe as informações de login novamente e entre no campo “Meu Cadastro”.

Dentro do portal, os profissionais também conseguem acessar diversas outras informações, além de conseguir agendar atendimento específicos e solicitar aposentadoria.

Vale lembrar que o número do PIS e NIS também ficam registrados na carteira de trabalho digital, que pode ter baixa nos dispositivos Android e iOS.

Veja também: PIS 2022: Saiba qual app para consultar seu benefício

Como atualizar as informações do cadastro NIS?

PIS e NIS é a mesma coisa?
PIS e NIS é a mesma coisa? (Foto: Ag. Brasília)

Os profissionais podem atualizar suas informações cadastrais do NIS. Caso a alteração seja nos meios de contato ou no endereço, existe a possibilidade de fazer o processo através do smartphone. Se for outra mudança do cadastro, os interessados devem se dirigir a uma das agências da Caixa Econômica.

Vale destacar que, no segundo caso, o profissional deve apresentar um documento com foto para a devida identificação.

Veja também: Como saber o número do meu PIS CNIS? Confira em sair de casa

O CASO DA MARMITA, o negócio de GANHAR DINHEIRO NA INTERNET e as METAS 2022

Carregando comentários aguarde...
...
...