Ouro vale mais que dinheiro? Entenda a valorização das moedas

Para ser claro, o ouro é dinheiro, e algo de valor é, na verdade, automaticamente vinculado ao dinheiro porque é um meio de pagar por algo.

Anúncio


Ouro vale mais que dinheiro – Saiba o porquê dessa resposta ser relativa. E saiba de onde veio o fascínio das pessoas pelo ouro e como o produto funciona hoje. Nesta data (04/03), o Guia do Ex-Negativado traz as informações sobre a cotação das moedas.

Ouro vale mais que dinheiro?

Para ser claro, o ouro é dinheiro, e algo de valor é, na verdade, automaticamente vinculado ao dinheiro porque é um meio de pagar por algo. Agora, quando se trata de comprar ouro e investir, o benefício de possuir ouro em vez de manter tudo é dinheiro, é enorme.

Podemos começar a investir imediatamente porque os investidores que entendem completamente como o ouro funciona em tempos de crise e o que isso significa para o ouro serão capazes de entender o valor e a prioridade do ouro em relação às moedas.

Porque o ouro é uma modela de um valor de longo prazo e seguro. Sendo assim, sabemos muito bem que pode estar aqui hoje, não amanhã. Principalmente em tempos de crise. Podemos dar um exemplo da pandemia que aconteceu em 2021, que causou uma desaceleração na economia mundial devido ao coronavírus.

Tanto para as empresas quanto para os investidores, ser autônomo e dona de casa passou por um tremendo estresse financeiro. E é nessa situação que o ouro se torna um bom seguro.

Continua depois da publicidade

Veja também: Bitcoin: O que é, Como investir e Ganhar dinheiro

Continua depois da publicidade

Dinheiro é dinheiro

Ouro vale mais que dinheiro?
Ouro vale mais que dinheiro? – Foto: Shutterstock

Para saber se ouro vale mais que dinheiro, comece do início: se você ganhar 1 milhão de reais, sejam barras de ouro, notas de cem reais ou recargas: naquele momento, é 1 milhão de reais e pronto.

Lembre-se daquele truque que eles tentaram fazer você cair quando criança: “O que é mais pesado, um quilo de chumbo ou um quilo de papel?”. Bem, ambos são um quilo, certo?

Ao contrário do peso, no entanto, o valor financeiro pode variar muito dependendo do tipo de ativo atribuído a ele. Ou seja, em um determinado momento em que essa pessoa ganha 1 milhão de reais, ela tem 1 milhão de reais mesmo.

Mas, por exemplo, daqui a um ano, ela pode ter mais ou menos. Muito depende da forma do dinheiro.

Como surgiu essa confiança no ouro

Uma das razões para toda essa confiança é que o ouro é uma mercadoria finita, o que significa que não é qualquer um que pode produzi-lo. Por ser escasso, gera mais desejo e mais valorização.

Segundo o World Gold Council, todo o ouro que se extraiu até hoje (cerca de 190.000 toneladas) ainda está em todo o mundo. Estima-se que mais de 50.000 toneladas ainda precisam ser extraídas. Ou seja, é apenas 20% a mais do que já foi minerado.

Considera-se o ouro uma commodity, ou seja, é um produto que é comercializado globalmente, portanto, seu preço é atrelado à moeda norte-americana. Por essa razão muitas pessoas pensam que ouro vale mais que dinheiro.

Veja também: Quanto custa uma grama de ouro 18k? Entenda os valores aqui

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...