PIS/PASEP: Tenho direito ao valor extra de R$1.212? Entenda os valores

Acompanhe as informações sobre os valores do PIS/PASEP!

Anúncio


O PIS/PASEP está sempre passando por reajustes em seus valores e requisitos, contribuindo para que as dúvidas surjam dentro da cabeça dos profissionais. Para que nenhuma pergunta fique sem resposta, nesta data (12/02), o Guia do Ex-Negativado apresenta um artigo recheado com as informações do abono salarial.

PIS/PASEP: Confira quem tem direito ao valor extra

O PIS/PASEP no valor de R$ 1.212 contempla todos os profissionais que atuaram durante 12 meses completos com carteira assinada. Caso não tenha exercido o cargo durante o período em questão, será preciso dividir a quantia total pelos meses trabalhados.

Para quem recebe o PIS, o calendário de pagamento segue o mês de nascimento, começando no dia 8 de fevereiro para as pessoas que nasceram em janeiro. Por outro lado, os pagamentos do PASEP têm início no dia 15 de fevereiro.

Quem vai receber o abono salarial

Mesmo que pareça um recurso que favorece apenas quem trabalha de carteira assinada, o PIS também pode englobar algumas pessoas que consigam comprovar um vínculo empregatício. Para isso, esses devem fazer parte dos seguintes grupos:

  • Neoplasia maligna, para dependentes ou participantes;
  • SIDA/AIDS, para dependentes ou participantes;
  • Inválidos, para dependentes ou participantes;
  • Portador de deficiência e/ou idoso que faz parte do BPC;
  • Pessoas com idade acima de 60 anos.

Caso faça parte de algum desses grupos, existe, portanto, a possibilidade de receber a parcela do abono salarial de 2022.

Continua depois da publicidade

Veja também: Salário-mínimo para 2022 já está em vigor; Veja valor e no que impacta

Continua depois da publicidade

Como verificar as informações do PIS/PASEP

PIS/PASEP: Confira quem tem direito ao valor extra
PIS/PASEP: Confira quem tem direito ao valor extra – Foto: Canva

Para verificar as condições do abono salarial de 2022, os profissionais podem recorrer a alguns canais de atendimento, fazendo a consulta sem sair de casa. Para seguir com o processo, portanto, basta ligar para o telefone 158, do Alô Trabalhador, que está disponível em qualquer região do Brasil.

A consulta das informações referentes ao abono também pode ser realizada por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para os dispositivos Android e iOS.

Onde vou receber o abono salarial de 2022

Apesar de terem as mesmas finalidades, o PIS e o PASEP não são pagos da mesma forma. Para quem recebe o PIS, as parcelas são pagas diretamente pela Caixa Econômica Federal. Por outro lado, o PASEP é pago por meio do Banco do Brasil.

Desse modo, para conseguir acessar as parcelas do abono salarial, os profissionais devem recorrer às agências bancárias responsáveis.

Veja também: Saiba como consultar o PASEP e quem tem direito ao Abono Salarial

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Carregando comentários aguarde...
...
...