Por que o dólar está baixando de valor? Entenda o mercado financeiro

Em janeiro de 2022, o dólar havia fechado em alta de 1,56%, segundo dados da Agência Brasil.

Anúncio


Ponta Grossa, 27 de março de 2022 – Por que o dólar está baixando de valor? ─ O aumento do dólar estava causando preocupação em muitos brasileiros, principalmente pelo aumento do preço dos produtos, mas, a situação está mudando em 2022. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado esclarece as razões.

Por que o dólar está baixando de valor?

Em janeiro de 2022, o dólar havia fechado em alta de 1,56%, segundo dados da Agência Brasil. Com um valor de R$5,663, a nossa moeda estava em baixa e isso afetou, direta e indiretamente, o bolso do brasileiro. Apesar do cenário desfavorável para nossa moeda, as coisas parecem estar tomando um rumo adverso.

Segundo o site G1, o dólar chegou a valer R$4,84 na quarta-feira (23 de março), o que foi o menor valor constatado desde o ano retrasado, também no mês de março.

O site ainda traz os motivos que explicam tamanha queda em 2022, que vamos resumir nos seguintes tópicos:

1- Alta de commodities

O termo “commodity”, que em tradução literal, significa “mercadoria”, passou a ser utilizado como sinônimo de matéria-prima. Ou seja, são os materiais básicos necessários para a produção, que ainda não passaram por processos e modificações, e que justamente por isso, são fundamentais para a criação de produtos.

Continua depois da publicidade

Sendo o Brasil um dos principais fornecedores de matéria prima mundial e com a taxa de juros Selic em alta, o real, que antes estava barato, passa a ter maior valor para outros países. Somando-se isso à carência de produtos oriundos da guerra entre Ucrânia e Rússia, o nosso país tem conseguido tirar o real da baixa e aos poucos ser mais valorizado.

Continua depois da publicidade

Veja também: Selic 7,75%: onde investir com a alta dos juros? Veja 5 opções

2- Altas taxas de juros

Por que o dólar está baixando de valor?
Por que o dólar está baixando de valor?(Foto: Canva Pro)

Devido a taxa de juros consideravelmente elevada, o nosso país está na posição de segunda maior taxa de juros real, e quarta maior taxa nominal em todo o mundo.

Em razão disso, investidores de várias partes do planeta estão voltando suas atenções ao Brasil, mesmo após alguns anos em que investimentos internacionais vinham sendo desmotivados por problemas econômicos e políticos.

3- Ucrânia x Rússia

Embora não seja motivo de comemoração, o conflito entre Ucrânia e Rússia e as instabilidades das relações desta última com o continente Europeu restringiram, e muito, a obtenção de recursos que eram oferecidos pelo país Russo, como é o caso do trigo.

Em virtude disso, o Brasil vem sendo procurado como uma opção viável de fornecimento de mercadorias e investimentos.

Por quanto tempo essa baixa vai durar?

Ainda que o dólar possa a vir a cair mais em um futuro não muito distante, não devemos contar com essa possibilidade por um prazo tão longo.

Mesmo assim, trata-se de uma oportunidade de nosso país combater a inflação, recuperar sua notoriedade no mercado mundial e trazer reais progressos para nossa economia.

Veja também: Ucrânia e inflação; entenda o impacto que a economia sofrerá

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Carregando comentários aguarde...
...
...