Como conseguir um score alto? Entenda o que fazer e dicas financeiras

Uma pontuação de crédito é baseada em uma avaliação do seu histórico financeiro.

Anúncio


Ponta Grossa, 20 de março de 2022 ─ Como conseguir um score alto ─ O Guia do Ex-Negativado traz questões importantes sobre o aumento do score e atitudes financeiras determinantes para permitir que os bancos validem seus créditos.

Como conseguir um score alto

Uma pontuação de crédito, de acordo com o Serasa Experian, é baseada em uma avaliação do seu histórico financeiro. Seu objetivo é que as instituições financeiras entendam o risco de inadimplência ao conceder crédito a alguém.

Ou seja, você tende a deixar de pagar cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, etc. Por isso, o score ajuda empresas e bancos a tomarem decisões mais seguras na hora de conceder crédito.

Como é que isso funciona?

Curiosamente, a análise de crédito leva em consideração outros fatores além de apenas pontuações. Alguns bancos até consideram seu histórico com eles por meio de contas correntes e cartões de crédito.

Para análise, são verificados seus documentos, histórico com instituições financeiras, análise de pontuação e se sua solicitação está em seu perfil.

Continua depois da publicidade

O score, por outro lado, leva em conta suas dívidas pagas, o que você deve, se já está negativado, solicitações de crédito e até como está seu relacionamento com a empresa de crédito (por exemplo, se você está tentando renegociar a dívida apenas fique no giro, se estiver totalmente pago).

Continua depois da publicidade

Vale ressaltar que algumas ações podem fazer com que sua pontuação diminua, como:

não pagar contas em dia todos os meses;
solicitar vários cartões de crédito;
não possui uma conta em seu nome;
aumento do limite de solicitação (valor muito exagerado).

Veja também: Score que libera cartão de crédito

Dicas para melhorar sua pontuação

Como conseguir um score alto
Como conseguir um score alto / Fonte: Canva Pro

Como mencionado anteriormente, quanto maior a pontuação, maiores são as chances do consumidor conseguir crédito.

Contudo, se sua pontuação não for a que você deseja, saiba que ela pode ser melhorada com ações simples. Abaixo, listamos 4 coisas de como conseguir um score alto:

Pague suas contas em dia

A primeira regra para quem busca melhorar sua pontuação é sempre pagar suas contas em dia. Essa atitude mostra ao mercado seu compromisso com a dívida, que é entregue no prazo. Quanto mais pontual você for, mais confiança terá no mercado e mais fácil será conseguir crédito.

Faça um cadastro positivo

Outro aliado de como conseguir um score alto para os consumidores é, por conseguinte, o cadastro ativo. Esse cadastro é, então, uma forma de documentar seu comportamento financeiro, comprovando que você tem o bom hábito de pagar suas contas em dia e, mais importante, que está em boas condições financeiras.

Com o cadastro ativo, a avaliação da pontuação se torna mais precisa, pois inclui o histórico de pagamentos de contas recentes, como faturas de cartão, franqueados de serviços, etc. Com base nesses dados, portanto, os cálculos de pontuação tornam-se mais dinâmicos e precisos, facilitando a avaliação de riscos.

Quitar a dívida

Como mencionado anteriormente, a dívida tem, então, um grande impacto na pontuação. Portanto, se você tiver alguma dívida pendente, deve tentar negociá-la e pagá-la o mais rápido possível.

Aumentar a pontuação fica mais fácil à medida que a conta atualiza-se, pois são alguns dos principais indicadores de risco.

Organize-se

Por último, um conselho de como conseguir um score alto é, então, ter uma organização financeira certamente é um dos pilares.

Por exemplo, em uma situação financeiramente sólida, é menos provável que você tenha problemas para pagar a fatura completa do cartão ou ser forçado a usar um cheque especial.

Veja também: Conheça a profissão que trabalha em escritório e ganha bem

Aprenda já a NEGOCIAR E PAGAR DÍVIDA DO CARTÃO de crédito e saia do sofrimento

Carregando comentários aguarde...
...
...