Você sabia que há diferença entre SPC e Serasa? Veja a explicação e se informe

Ainda que ambas constituam-se com o objetivo de realizar proteção ao crédito, há diferença entre elas

Anúncio


Sim, meu amigo, existe diferença entre SPC e Serasa. Ainda que muitas pessoas confundam e achem que esses dois órgãos de proteção ao crédito sejam a mesma coisa, eles são entidades distintas, com suas particularidades, ainda que possuam algumas similaridades. Saiba mais hoje (06/04) aqui no Guia do Ex-Negativado do Folha Go.

Entendendo a diferença entre SPC e Serasa

Conforme citado anteriormente, ainda que ambas constituam-se em um órgão com o objetivo de realizar proteção ao crédito, há diferença entre SPC e Serasa sim. Ou seja, não são a mesma coisa.

diferença entre spc e serasa
Qual é a diferença entre SPC e Serasa? Confira. Fonte da imagem: ACEAD Andirá/Reprodução

O SPC é um banco de dados que integra a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e abarca dados do comércio de todas as partes do país.

Por outro lado, o Serasa corresponde a uma empresa do setor privado que abrange informações a respeito dos consumidores brasileiros, além de promover outros serviços para melhoria financeira das pessoas.

Adiante, veja mais detalhes para compreender a real diferença.

Continua depois da publicidade

Mais sobre o SPC

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) foi fundado no ano de 1955, sendo um banco de dados utilizado até hoje, permitindo atualmente a consulta aos dados de mais de 180 milhões de brasileiros. Ele foi criado por diferentes associações comerciais, principalmente a já citada CNDL.

Continua depois da publicidade

Em outras palavras, seu objetivo é reunir nesse banco de dados uma série de informações de caráter pessoal dos consumidores que, por sua vez, possuam dívidas em atraso.

Em posse dessas informações, o órgão vende esses dados para lojistas (principalmente) e bancos, a fim de que estes possam se inteirar acerca da situação e histórico de crédito dos clientes.

Ele é muito usado por lojistas e afins que intencionam efetuar vendas à prazo para os seus clientes. Com isso é possível fazer a tal famosa “avaliação de risco” de inadimplência de uma pessoa.

Mais sobre o Serasa

Já o Serasa, por sua vez, apesar de também ser um banco de dados, foi criado como resultado de uma parceria entre a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) e a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (ASSOBESP).

Seu intuito é essencialmente o mesmo do SPC. Entretanto, uma diferença entre SPC e Serasa muito evidente é a fonte de dados utilizada.

No caso do Serasa, a fonte para abastecer seus dados, são os bancos e demais instituições financeiras. Em outras palavras, a empresa colhe as informações dos clientes que estejam por ali armazenadas.

Sendo assim, o Serasa irá informar as dívidas negativadas, títulos protestados, cheques sem fundos e ações judiciais.

As pessoas físicas que quiserem fazer consultas a respeito de seu próprio CPF podem efetuá-lo gratuitamente, através do site ou aplicativo dessas entidades. Se quiser saber mais sobre isso, veja o vídeo abaixo!

Aprenda CONSULTAR SEU CPF no SPC e Serasa [Grátis] e AUMENTAR SCORE de crédito

Como aumentar o score? Como consultar o SPC e Serasa grátis? Cadastro Positivo é bom ou ruim? Essas perguntas são comuns de serem encontradas pela internet.

O score de crédito é fundamental para qualquer consumidor, pois ele é um dos fatores que mais influenciam nas análises feitas por bancos e instituições financeiras, quando, por exemplo, uma solicitação de empréstimo ou cartão de crédito é feita.

Em relação à consulta do CPF ao SPC e Serasa, ela pode sim ser feita gratuitamente. No vídeo você tem todos os detalhes sobre o assunto. Ainda no vídeo você entende mais sobre o Cadastro Positivo e sua supostamente influencia na vida de um consumidor.

Carregando comentários aguarde...
...
...