Quanto tempo o nome fica sujo no banco? Entenda o prazo

Estar com o seu CPF negativado, ou “nome sujo” se preferir, é ter dívidas não quitadas, seja no comércio ou em instituições financeiras públicas e privadas, tornando-se assim inadimplente.

Anúncio


Quanto tempo o nome fica sujo no banco ─ Ficar com o nome sujo é sempre uma situação chata, inconveniente e que limita seu poder de compra. Felizmente, negativação não é eterna. Nesta data (13/03), o Guia do Ex-Negativado traz as informações.

Quanto tempo o nome fica sujo no banco?

Estar com o seu CPF negativado, ou “nome sujo” se preferir, é ter dívidas não quitadas, seja no comércio ou em instituições financeiras públicas e privadas, tornando-se assim inadimplente.

Com isso, os credores vão acionar os órgãos protetores do crédito, como o SPC e Serasa, fazendo com que a dívida inadimplente fique registrada no seu CPF, gerando a famigerada negativação.

Devido a isso, o devedor ficará com esse débito registrado em seu perfil, o que acaba por acarretar em graves consequências. A começar, muitos bancos acabam suspendendo o seu cartão de crédito em virtude da negativação.

Além disso, solicitar empréstimos pode muitas vezes se tornar inviável, a depender das regras da instituição. Felizmente, estar com o CPF negativado não é algo para todo sempre.

Continua depois da publicidade

Veja também: Nome sujo prejudica aposentadoria? Entenda o que acontece

Continua depois da publicidade

Quanto tempo ficarei com o nome sujo?

Quanto tempo o nome fica sujo no banco?
Quanto tempo o nome fica sujo no banco? – Foto: Canva Pro

Caso você opte por não quitar as suas dívidas, ou não tenha condições de pagá-las, a boa notícia é que a negativação deixará de constar no seu CPF após um prazo de 5 (cinco) anos.

Apesar de ser um tempo considerável, após esse prazo, a dívida caduca e o credor não poderá mais acionar a justiça em busca de restituição depois de passado esse tempo.
Logo, depois de cinco anos da dívida e ela vir a caducar, a negativação por ela será extinta e para todos os efeitos, o seu nome estará limpo de novo. Mas, há uma questão a ser esclarecida.

Negativação extinta, mas a dívida continua

Como dito anteriormente, após o prazo de cinco anos, a negativação é extinta e seu nome está limpo, porém, isso não quer dizer que a dívida deixou de existir.

Pelo contrário, o credor poderá continuar a lhe cobrar os valores pendentes de maneira independente, já que a justiça não mais lhe concede o direito de entrar com uma ação em busca do pagamento.

Além disso, se você deseja, no futuro, contar com os serviços do credor, eles provavelmente serão limitados, ou até mesmo impossibilitados, até que a dívida seja resolvida.

Logo, é preciso pensar bem se esperar a dívida caducar é uma solução válida, pois ela continuará existindo e possíveis transações com o seu credor estarão praticamente indisponíveis.

Regularize suas dívidas

Diante do exposto, a resposta sobre por quanto tempo seu nome ficará sujo no banco é de cinco anos, a contar da data da dívida que resultou na negativação do seu CPF.

Essa é uma forma de garantir que o consumidor não seja punido de maneira desproporcional e contínua, mas é inegável que, mesmo passado esse prazo, a dívida continua e isso traz prejuízos, de uma forma ou de outra. Por isso, é sempre mais recomendável se organizar financeiramente e quitar suas dívidas!

Veja também: Pagamento de dívida de falecido; entenda a questão financeira

Aprenda já a NEGOCIAR E PAGAR DÍVIDA DO CARTÃO de crédito e saia do sofrimento

Carregando comentários aguarde...
...
...