Nome sujo prejudica aposentadoria? Entenda o que acontece

Estar com o nome sujo pode trazer muita dor de cabeça na praça, principalmente, quando se chega à terceira idade.

Anúncio


Nome sujo prejudica aposentadoria? – Para os idosos, a aposentadoria muitas vezes é a única fonte de renda formal. Entretanto, com a terceira idade representando uma boa parcela dos endividados no Brasil, a preocupação de não receber o direito é iminente. Nesta data (08/03), o Guia do Ex-Negativado explica mais sobre a questão.

Nome sujo prejudica aposentadoria?

Estar com o nome sujo pode trazer muita dor de cabeça na praça, principalmente, quando se chega à terceira idade. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2020, a maior taxa de inadimplência foi conferida entre os mais velhos.

Contudo, o INSS – responsável pelo pagamento da aposentadoria – não pode negativar o aposentado, desde que a quitação do débito aconteça.

Por outro lado, a empresa ou as empresas pelas quais o servidor passou ao longo de sua vida são responsáveis pela quitação da previdência. Assim, o trabalhador precisará comprovar todas as suas contribuições através da carteira de trabalho e contracheques, indispensável para a aposentadoria.

Mas o benefício pode ser descontado, caso o banco decida descontar a dívida no valor do benefício do inadimplente. Esses casos não são tão incomuns, visto que muitos são feitos de forma ilegal, pois há a necessidade do desconto ser liberado por um contrato. O que faz, por conseguinte, o nome sujo prejudicar, sim, a aposentadoria.

Continua depois da publicidade

Veja também: Nome sujo no SPC e limpo no Serasa? (Veja como identificar as dívidas)

Continua depois da publicidade

Como saber se o nome está sujo?

Nome sujo prejudica aposentadoria?
Nome sujo prejudica aposentadoria? – Foto: Canva Pro

Idosos que já estejam perto de se aposentarem e queiram evitar problemas, podem consultar se seu nome está sujo. Geralmente, antes de entrarem no estado de inadimplência, os credores encaminham avisos sobre os débitos.

Dessa forma, se o consumidor não quitar sua dívida no prazo estipulado no aviso, o caso é encaminhado para instituições de proteção de crédito. E para verificar se está negativado, basta que o consumidor consulte seu CPF nessas instituições – como o Serasa ou SPC.

Como dar entrada na aposentadoria?

Existem alguns tipos de aposentadoria para qual o servidor pode dar entrada, sendo estas:

Aposentadoria por tempo de contribuição;
Aposentadoria especial;
Por invalidez;
Aposentadoria por direito adquirido;
Aposentadoria por idade urbana.

O processo, contudo, entre outras formas poderá ser feito pela internet de forma prática.

Para fazer a solicitação é preciso entrar no site do INSS, fazer um login e selecionar a opção de pedir aposentadoria seguindo da modalidade desejada. O trabalhador, portanto, precisará se enquadrar nos critérios de cada modalidade e responder um questionário sobre o próprio trabalhador. Depois disso, basta aguardar pela resposta.

Todavia, para ter melhores chances de ser aprovado no benefício previdenciário, o trabalhador pode contratar um advogado especialista. Ele avaliará a situação do requerente, bem como reunir todos os documentos necessários que impulsionam as chances de aceitação.

Veja também: 14° salário do INSS 2022 foi aprovado?

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...