Trabalhar em Portugal: Confira as áreas de trabalho com mais vagas

Ao longo das últimas décadas, a economia portuguesa teve os seus altos e baixos, mas hoje está cada vez mais forte, o que é bom para quem procura uma oportunidade profissional.

Anúncio


Trabalhar em Portugal ─ Ao mudar-se para o país estrangeiro, o brasileiro aprenderá a adaptar-se a um novo modo de vida, mas também a um novo ambiente profissional. Nesta data (23/02), o Guia do Ex-Negativado traz uma visão geral do mercado de trabalho português.

O que ter em mente para trabalhar em Portugal

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística de Portugal, no 4º trimestre de 2021, a taxa de desemprego era de 6,1%. No âmbito da sua expatriação para Portugal , note que atualmente muitas empresas internacionais estão a expandir ou a abrir escritórios no país, enquanto novas empresas estão a ser desenvolvidas.

Para uma procura de emprego eficaz, é aconselhável começar pelo mercado de Lisboa, capital e maior cidade de Portugal. Continue com o Porto, a segunda maior cidade do país.

O mercado de trabalho em Portugal

Muitos setores geram emprego em Portugal, sendo os mais dinâmicos engenharia, tecnologia, mineração, educação, saúde, TI, telecomunicações e energia.

Quanto aos setores mais tradicionais, são o turismo, agricultura, indústria e transformação (incluindo vinho, azeite, papelaria, marroquinaria) e têxtil.

Continua depois da publicidade

Finalmente, os setores com escassez de mão de obra são os de educação e saúde.

Continua depois da publicidade

A fluência em português e inglês é um trunfo inestimável para expatriados que se candidatam a emprego em Portugal e em particular para cargos na área da saúde.

Os estudantes internacionais em Portugal à procura de trabalho a tempo parcial podem procurar os setores de turismo, retalho, hotelaria ou call center/marketing.

Veja também: Como juntar dinheiro para ir para Portugal? Entenda as dicas práticas

Como encontrar um emprego em Portugal?

O que ter em mente para trabalhar em Portugal
O que ter em mente para trabalhar em Portugal – Imagem: Pixabay

Para colocar as probabilidades do seu lado, prepare um CV detalhado e atualizado, de preferência que cumpra as normas portuguesas nesta área.

Para tirar qualquer dúvida, não hesite em procurar ajuda de alguém que mora em Portugal e/ou fala português. No mesmo espírito, você também pode se registrar em uma agência de recrutamento, que o ajudará.

Em regra, um CV português apresenta os acontecimentos por ordem cronológica, distribuídos por duas a três páginas, tem a fotografia do candidato no topo da página.

Quanto à distribuição das informações, é feito, então, da seguinte forma:

Informações pessoais (você pode incluir seu nome e idade, detalhes de contato, etc.);
Educação (o grau mais alto que você obteve, cursos e diplomas, certificados adicionais aplicáveis ​​ao trabalho, as línguas estrangeiras que você fala, etc.);
Experiência profissional (descreva os cargos que ocupou antes da candidatura, começando pelo mais recente. Inclua informações sobre seu cargo, responsabilidades, principais realizações etc.);
Outros interesses e hobbies (é bastante comum terminar o CV com uma nota rápida sobre seus hobbies, o que geralmente é indicativo da personalidade dos candidatos a emprego).

Em Portugal, os CVs tendem a centrar-se nas competências e qualificações profissionais. Portanto, não é particularmente comum incluir objetivos e aspirações pessoais. Para escrever o seu CV, não hesite em inspirar-se nos muitos modelos disponíveis gratuitamente online.

Para apoiar o seu CV, então, escreva uma carta de apresentação com menos de uma página, que resuma as suas competências e explique as razões da sua candidatura.

Trabalhar em Portugal

Em Portugal, a semana de trabalho é geralmente de 40 horas semanais, com 22 dias de férias anuais por ano, 12 feriados e 2 feriados facultativos.

A idade de reforma em Portugal é de 66 anos e 5 meses, no entanto, é possível reformar-se antecipadamente ou continuar a trabalhar após a idade de reforma. O trabalho é autorizado a partir dos 16 anos.

O salário mínimo português é, por conseguinte, inferior ao de outros países europeus e estrangeiros. Em troca, o custo de vida no país é menor do que em muitos países vizinhos.

O governo português aprovou o aumento do salário mínimo para 705 euros a partir de 1 de janeiro de 2022, bem como o apoio às empresas para estes aumentos. Quanto ao salário bruto médio, rondava os 33.800 euros por ano, segundo as análises mais recentes.

Veja também: Profissões que não exigem diploma em Portugal: salário médio de 1.300 euros

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...