Quanto ganha um perito criminal? Entenda os valores e salários

Os Peritos Criminais têm o cotidiano parecido com o retratado em séries de crimes.

Anúncio


Ponta Grossa, 24 de março de 2022 ─ Quanto ganha um Perito Criminal ─ O Perito Criminal é o profissional responsável pela análise científica de cenários criminais, juntando pistas para descobrir como e quem é o culpado. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado mostra mais informações sobre a área.

Quanto ganha um Perito Criminal

Os Peritos Criminais têm o cotidiano parecido com o retratado em séries criminais. Afinal, no dia a dia, esses profissionais vão até cenas de crimes para encontrar vestígios, como fios de cabelo ou manchas de sangue, para coletar provas e chegar ao criminoso.

Essa carreira é muito almejada pelos brasileiros. Entretanto, o caminho é longo e a remuneração é variável. E, por esse motivo, muitos costumam ter uma dúvida em comum: quanto ganha um Perito Criminal?

Segundo o UOL, na região de São Paulo, um Perito Criminal Civil recebe uma remuneração média no valor de R$8 mil por mês. Entretanto, o valor pode variar por diferentes fatores, como a região e a experiência na área.

Perito Criminal Federal

Enquanto o Perito Criminal Civil recebe uma remuneração em torno de R $8 mil por mês, os Peritos Criminais Federais garantem um valor maior. A princípio, esses profissionais recebem cerca de R $22 mil ao mês.

Continua depois da publicidade

Veja também: Quanto custa um divórcio? Entenda os valores do trâmite judicial

Continua depois da publicidade

Diferença entre o Perito Criminal Federal e o Civil

Quanto ganha um Perito Criminal
Quanto ganha um Perito Criminal – Imagem: Canva Pro

Os Peritos Criminais Federais têm ligação direta com a Polícia Civil de diferentes regiões do país. Esses profissionais auxiliam na elucidação de crimes. Por outro lado, os Peritos Criminais Civis, são profissionais do Estado.

E, junto ao Estado, esses profissionais também estão ligados com a Secretaria de Segurança Pública da região. Além disso, são responsáveis e atuam nos delitos que ocorrem em âmbito federativo.

Avaliação para se tornar um Perito Criminal

Para se tornar um Perito Criminal, os interessados devem realizar uma avaliação em concursos estaduais e federais. É comum que essas provas contenham perguntas objetivas e discursivas.

Além disso, o profissional passará pelo teste de aptidão física, avaliações médicas e provas orais. Nas provas discursivas, as perguntas costumam ser da área de Língua Portuguesa, sobre o Direito Penal, Raciocínio Lógico, entre outros.

Requisitos para se tornar um Perito Criminal

Para se tornar um Perito Criminal, os interessados devem atender alguns requisitos mínimos, como:

Ter mais de 18 anos de idade;
Possuir a naturalidade brasileira;
Não possuir nenhum antecedente criminal;
Estar em dia com todas as obrigações eleitorais e militares (homens);
Possuir um diploma de nível superior reconhecido pelo MEC;
Ser aprovado em um concurso público.

Curso Superior

Como citado anteriormente, para se tornar um Perito Criminal, uma série de requisitos devem ser preenchidos. Entre eles, o diploma superior em diferentes áreas, como: Medicina, Engenharia Elétrica, Agronomia, Ciência da Computação, entre outros.

Veja também: Qual o melhor curso para carreiras policiais? Entenda as opções

8 ideias de RENDA EXTRA trabalhando em HOME OFFICE!!!

Carregando comentários aguarde...
...
...