Como conseguir bolsa de estudo? Veja opções

Veja programas públicos e privados de distribuição de bolsas em universidades

Anúncio


Descontos ou até mesmo a isenção completa de mensalidade são de grande ajuda para quem busca um diploma universitário. Confira hoje, 31 de janeiro, como conseguir bolsa de estudo.

A bolsa nada mais é do que o desconto. Ela pode ser parcial, quando apenas livra o estudante de parte da mensalidade, ou total, quando torna o estudo 100% gratuito.

Hoje, aliás, existem vários tipos de bolsas. Por isso, conhecer quais são é uma ótima forma de dar o primeiro passo em direção à conquista do sonho do diploma no ensino superior.

Como conseguir uma bolsa de estudo?

Abaixo separamos alguns dos principais modos de conseguir descontos totais ou parciais nas mensalidades universitárias.

Bolsas de estudo do ProUni

Como conseguir bolsa de estudo
Como conseguir bolsa de estudo? Veja opções – Foto: Canva

Primeiramente, é possível conseguir bolsa de estudos pelo Programa Universidade Para Todos, o ProUni. Ele pertence ao governo federal e oferta bolsas de 50% a 100% em instituições privadas.

Continua depois da publicidade

Somente pode participar do programa quem fez o segundo grau em escola do ensino público. Igualmente, a família deve ter renda de até 3 salários-mínimos.

Continua depois da publicidade

Além disso, é necessário que o aluno tenha participado da última edição do Enem e obtido, no mínimo, 450 pontos na prova. Da mesma forma, não pode zerar a prova de redação.

Por fim, para obter bolsa de estudo pelo ProUni é necessário que o aluno não tenha diploma em ensino superior e se inscreva no programa. As inscrições abrem duas vezes ao ano. Por isso, fique de olho no site e na abertura de inscrições!

Como conseguir bolsa de estudo por sites especializados

Da mesma forma, existem vários sites que conectam os estudantes às bolsas de estudo ou, ainda, que ofertam cupons de desconto para aplicação na matrícula garantindo mensalidades menores.

Dentre esses sites os mais famosos são Quero Bolsa, Educa Mais Brasil, Portal Bolsas de Estudo e Neora.

Assim, basta acessar a página de cada uma dessas plataformas para conferir quais são os descontos vigentes no momento.

Como conseguir bolsa de estudo universitária

Por fim, algumas universidades privadas também oferecem bolsas de estudo por conta própria. Nesse caso, costumam levar em consideração a nota que o aluno teve no vestibular.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina. Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.

Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.

Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...