Posso pedir demissão e sair no mesmo dia?

Pedido de demissão segue direitos e regras específicos

Anúncio


Posso pedir demissão e sair no mesmo dia ou a empresa pode me obrigar a prestar o aviso prévio? Saiba hoje, 09 de fevereiro, a resposta para essa dúvida comum.

Os direitos do trabalhador na rescisão trabalhista variam de acordo com a forma como ocorreu o fim do contrato. Assim, em cada modalidade se aplicam direitos e regras distintos.

A saída imediata do emprego após a comunicação de rescisão, então, é um desses pontos que variam. Portanto, confira quais são os direitos e regras rescisórios no pedido de demissão.

Posso pedir demissão e sair no mesmo dia?

Sim. Mas isso pode trazer algumas consequências negativas. Afinal, caso a empresa exija o cumprimento de aviso prévio e você mesmo assim não cumpri-lo, ocorrerão descontos financeiros.

Portanto, é possível pedir demissão e sair no mesmo dia. Isso pode ocorrer com ou sem descontos, a depender da exigência do cumprimento do aviso prévio.

Continua depois da publicidade

Aviso prévio na demissão: Como funciona?

pedir demissão
Posso pedir demissão e sair no mesmo dia? – Foto: Canva

Diferentemente do que ocorre na rescisão sem justa causa, onde o aviso prévio protege o trabalhador, no pedido demissão ele é um direito da empresa.

Continua depois da publicidade

Isto é, o período serve para que o empregador possa encontrar e contratar uma pessoa que ocupe a vaga que quem pediu demissão está deixando. Portanto, cabe à empresa decidir se o exige o não.

O aviso prévio ao pedir demissão é sempre de 30 dias. Caso a empresa o dispense, é possível deixar o emprego no mesmo dia do comunicado de rescisão.

Por outro lado, caso a empresa exija o cumprimento, o trabalhador deve trabalhar por 30 dias e receber salário por eles. Ou, então, deixar a empresa no mesmo dia e ter desconto de 30 dias de salário nas verbas rescisórias.

Isto é, caso cumpra o período o trabalhador recebe mais um salário, natural do período de trabalho. Caso não, sofre desconto sobre as verbas rescisórias. Ele corresponde a um salário mensal.

O que muitos fazem para evitar a situação de desconto é apresentar, na carta de demissão, um pedido formal de dispensa do aviso prévio.

Outra estratégia comum é anexar à carta o processo de admissão em outra empresa. Todavia, não há obrigação de que o empregador aceite esse pedido.

Quais são os direitos do trabalhador ao pedir demissão?

O trabalhador recebe as seguintes verbas:

  • 13° salário proporcional;
  • Férias vencidas com adicional de 1/3;
  • Férias proporcionais com adicional de 1/3;
  • Saldo de salário.

Por outro lado, perde o direito de sacar:

  • Seguro-desemprego;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Ainda, cabe lembrar que se a empresa exigir aviso prévio após o trabalhador pedir demissão e ele não cumprir o período, dessas verbas há desconto de 1 salário mensal.

Onde investir em 2022? Comparativo de investimentos para não cair em cilada

Saber quais são os melhores investimentos para 2022 é fundamental para os investidores de plantão, já que com a inflação mais alta e com o crescimento dos juros, a atratividade das aplicações aumenta.

Nesse contexto, algumas opções se mostram mais interessantes do que outras. Contudo, alguns investidores, em especial aqueles que estão no começo da jornada, não sabem como escolher a melhor opção para o seu perfil.

Para ajudar entender mais sobre o assunto, fizemos um comparativo. Assista, então, o vídeo e veja as vantagens de alguns tipos de investimento.

Carregando comentários aguarde...
...
...