Quem tem conta na Caixa recebe o PIS antes? Entenda o benefício

Saiba mais sobre o Abono Salarial

Anúncio


O calendário de pagamentos do Abono Salarial de 2022, referente ao ano de 2020, está próximo de ser iniciado pelos bancos que operam o benefício. No caso dos trabalhadores da iniciativa privada, a Caixa Econômica Federal é quem se responsabiliza por repassar os valores aos beneficiários. Mas, a dúvida que fica é se quem tem conta na Caixa recebe o PIS antes. Saiba hoje (05/02).

O PIS é como o benefício de abono salarial é chamado para os trabalhadores da iniciativa privada, que possuem carteira assinada em empresas. Já quem atua em órgãos públicos têm direito ao PASEP, este que é operacionalizado pelo Banco do Brasil.

Como é a Caixa que opera o PIS, uma série de dúvidas sobre calendário de pagamentos, forma de recebimento do dinheiro e saque, continuam no ar. Explicaremos abaixo.

Quem tem conta na Caixa recebe o PIS antes?

A resposta é não. A Caixa não dará prioridade para quem possui conta corrente aberta, pois já existe um calendário que deverá ser respeitado.

A data do primeiro pagamento do Abono Salarial é o dia 8 de fevereiro. Ou seja, na terça-feira da semana que vem, com um cronograma que vai seguir o que já foi feito em outros anos e o que é feito pela Caixa em todos os benefícios que opera.

Continua depois da publicidade

A ordem de pagamento será através do mês de nascimento, sem prioridade para quem tem conta aberta na Caixa ou não.

Continua depois da publicidade

Portanto, os nascidos em janeiro serão os primeiros a receber, seja através da conta na Caixa ou em poupança digital, movimentada pelo app Caixa Tem.

Qual é o calendário do PIS?

– 8 de fevereiro – nascidos em janeiro

-10 de fevereiro – nascidos em fevereiro

– 15 de fevereiro – nascidos em março

– 17 de fevereiro – nascidos em abril

– 22 de fevereiro – nascidos em maio

– 24 de fevereiro – nascidos em junho

– 15 de março – nascidos em julho

– 17 de março – nascidos em agosto

– 22 de março – nascidos em setembro

– 24 de março – nascidos em outubro

– 29 de março – nascidos em novembro

– 31 de março – nascidos em dezembro

Como consultar se tenho direito ao PIS
Como consultar se tenho direito ao PIS (Foto: Ag. Brasília)

Como consultar se tenho PIS a receber?

É possível consultar se há valor a receber referente ao PIS nos seguintes canais:

– App Caixa Trabalhador;

– Atendimento Caixa ao Cidadão 0800 726 0207;

– Portal Cidadão;

– App Caixa Tem.

Como sacar o dinheiro recebido?

Para quem recebe o dinheiro através da conta da Caixa, pode movimentar o dinheiro como bem entender e sacar em qualquer canal da Caixa.

Já quem recebe pelo Caixa Tem, pode sacar os valores em um terminal de autoatendimento da Caixa ou nas casas lotéricas. Caso prefira, pode também transferir via Pix para outra conta.

Destacando novamente que o PIS 2022 é referente ao ano-base 2020. O benefício do ano de referência 2021 ainda não tem data marcada, mas deve ficar para 2023.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina. Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro. Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal. Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo:

Carregando comentários aguarde...
...
...