Anúncio

Como esterilizar vidros e recipientes corretamente e reaproveitar no dia a dia

Saiba como evitar contaminações de alimentos

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio)
Anúncio


São Paulo, 18 de setembro de 2022, por Caroline Alcides — Como esterilizar vidros e recipientes corretamente e reaproveitar no dia a dia? Você sabe?

Continua depois da publicidade

Sabemos que reaproveitar as embalagens é importante para conservar o meio ambiente bem como economizar no bolso. Pensando nisto, o blog News Cotidiano, do Folha GO, separou algumas dicas e truques que, certamente, vão te ajudar a fazer a higienização dos potes de vidros para armazenar outros alimentos de forma fácil, rápida e segura.

Como esterilizar vidros e recipientes corretamente e reaproveitar no dia a dia

De antemão, somente a água e o sabão não são suficientes para fazer a higienização em potes e recipientes.

Antes de pensar em reutilizar algum pote para guardar outros alimentos, é preciso fazer a higienização correta a fim de evitar a contaminação de alimentos que podem trazer prejuízos para a saúde. Sobretudo, o processo é simples, no entanto, requer alguns cuidados, confira os detalhes na sobre como esterilizar vidros.

Avalie o material antes de começar a esterilizar

Antes de esterilizar o vidro, é importante verificar se o material não apresenta lascas ou rachaduras. Vale ainda fazer uma inspeção na tampa, verifique se está livre de ferrugem. Isto pode comprometer a durabilidade do material.

Assim, comece removendo o rótulo. Para facilitar essa tarefa, a dica é mergulhar as embalagens em um preparo de água morna, vinagre e detergente. Aguarde alguns minutos e, então, com uma esponja, limpe todas as partes do vidro.

Continua depois da publicidade

Esterilizar vidros com segurança de maneira fácil e prática

esterilizar vidros e recipientes
Como esterilizar vidros e recipientes corretamente e reaproveitar no dia a dia. Foto: Canva Pro

Existem algumas formas de fazer a higienização dos recipientes, algumas mais práticas que outras. Dito isto, separamos as 3 melhores formas de fazer  a esterilização com segurança. Confira, a seguir, e escolha a que melhor combinar com você e sua rotina.

Banho-maria: essa prática é a mais conhecida neste processo de limpeza. Logo após fazer a limpeza prévia que ensinamos anteriormente, basta pegar uma panela grande, colocar os potes e tampas e, então, encher com água de forma que cubra tudo.

Deixe levantar fervura. Desligue o fogo e, com cuidado, retire da água. Deixe secar sob um pano limpo e estará prontinho para ser usado.

Micro-ondas: esse equipamento consegue esterilizar o vidro em poucos minutos. Então, se você possui um em casa, coloque 3 colheres de sopa de água nos vidros e programe o micro-ondas por 2 minutos. Fique atento! Caso o vidro possua alguma parte metálica ou plástica, ele não deve ser esterilizado neste processo.

Máquina de lavar louças: se você pode contar com essa belezinha em casa, o processo fica ainda mais fácil e o vidro já sai prontinho para uso. Nesse sentido, coloque os itens no equipamento e programe a lavagem para ciclo quente. Logo, é só esperar que o aparelho termine o ciclo e prontinho.

Vale ressaltar, que durante o processo de esterilizar — Nunca pode ser colocado o vidro quente em contato direto com a superfície fria, pois o choque pode estourar o vidro. Ainda assim, lembre-se de usar o item higienizado só após esfriar por completo.

Portanto, gostou desta matéria? Confira mais detalhes sobre como esterilizar vidros e recipientes de maneira fácil nesta publicação da Ana Maria Braga do portal Globo.

esterilizar potes
Como reaproveitar os potes para armazenar outros alimentos. Foto Reprodução Portal Globo

Aprenda DICAS E TRUQUES para ter a CASA ORGANIZADA SEMPRE! Chega de desculpas!

Carregando comentários aguarde...
...
...