Anúncio

Saiba como descartar lâmpadas com segurança: evite acidentes e contribua para o meio ambiente

Com isso, não vai ter que se preocupar em recolher o lixo

Anúncio


Rio de Janeiro, 27 de março – Precisou trocar lâmpadas queimas em sua casa e não sabe como descartá-las? Para isso, o News Cotidiano irá ensinar a como descartar lâmpadas como segurança, afim de evitar acidentes e danos ao meio ambiente.

Continua depois da publicidade

Isso porque, ao serem jogadas diretamente no lixo sem nenhuma proteção, isso pode ferir pessoas e animais, além de despejar na natureza substâncias que são nocivas como o iodo por exemplo.

Saiba como descartar lâmpadas com segurança

Saiba que é necessário você identificar o tipo de lâmpada que você possui. Isso porque, cada uma delas precisam de um tipo de descarte diferente. Por conta de seus componentes, que podem ser altamente tóxicos.

Saiba como descartar lâmpadas com segurança
Saiba como descartar lâmpadas com segurança: evite acidentes e contribua para o meio ambiente. Foto: Canva Pro

Leia também: Jeans: uma peça atemporal; veja dicas de como combinar

Descarte de lâmpadas incandescentes

Primeiro, vêm a lâmpada incandescente, composta por uma mistura de vidro e metal. E por conta disso, não existe formas de a levar para reciclagem, e em sua composição também não existem materiais tóxicos.

Agora, você pode tomar duas escolhas, a primeiro você pode colocar a lâmpada dentro de uma caixa e deixar um aviso sobre o vidro. Se quiser, pegue sua lâmpada e faça uma peça de decoração ou até mesmo, um projeto de arte para animar o seu ambiente.

Continua depois da publicidade

Descarte de lâmpadas de LED

Em seguida, temos as lâmpadas de LED, sendo em maioria feita de materiais recicláveis. O que facilita o seu descarte, e elas possuem uma vida mais longas, que as outras lâmpadas e conseguem diminuir o custo de energia da sua casa. O que atualmente ajuda muito na economia mensal.

Continua depois da publicidade

Além disso, para fazer um descarte da forma correta, vá diretamente até um posto de coleta. No Brasil, ainda não existem empresas especializadas em reciclar esse tipo de lâmpada, mas existem pontos de coleta para conseguir fazer o descarte correto.

Descarte de lâmpada fluorescente

Temos as lâmpadas incandescentes, as mais escolhidas no mercado. Pelo fato de ter um custo menor, mas além do vidro na sua composição, também é o composto de mercúrio que é extremamente tóxico e contamina o meio-ambiente.

Agora, para conseguir fazer o descarte correto, se a sua lâmpada tiver sido queimada a leve para um Centro que cuida de lâmpadas incandescentes. Mas se sua lâmpada se quebrou, coloque os pedaços numa caixa e leve para uma central de recolhimento.

Conseguiu fazer o descarte delas?

Finalmente, você deve ter conseguido descobrir como fazer o descarte correto das suas lâmpadas. E não se preocupe, trocar as lâmpadas, também é muito fácil. Só é necessário, saber o tipo de lâmpada correta para o seu ambiente.

Como descartar lâmpadas com segurança
Saiba como descartar lâmpadas com segurança: evite acidentes e contribua para o meio ambiente. Foto: Canva Pro

Por fim, também perceba que deve se tomar cuidado para recolher os cacos de vidro, que pode acabar ferindo as suas mãos. Além disso, coloque luvas e use uma pá com uma escova, para conseguir recolher todo o vidro. Coloque os cacos em um saco plástico reforçado.

Feito isso, passe pano no chão para recolher todos os caquinhos, mas não torça o pano. Pois, os cacos irão machucar suas mãos. Passe o pano uma única vez e descarte ele colocando dentro de um saco. Mesmo utilizando luvas procure tomar cuidado.

Leia também: Babosa; descubra como fazer mistura caseira para aplicar nos seus cabelos deixando com balanço e saudáveis.

GUIA COMPLETO sobre como CUIDAR de uma SAMAMBAIA

Carregando comentários aguarde...
...
...