Anúncio

Como lavar tapetes de sisal? Esse cuidado é essencial para a manutenção da peça

Confira o passo a passo bem fácil

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio)
Anúncio


São Paulo, 14 de setembro de 2022, por Caroline Alcides — Como lavar tapetes de sisal? Esse cuidado é essencial para a manutenção da peça. Você sabia que esse material é perfeito para as pessoas que sofrem com problemas respiratórios?

Continua depois da publicidade

Sobretudo, o tapete é fabricado a partir de fibras sintéticas costuradas. Desse modo, a poeira não penetra o material, sendo ideal para pessoas que possuem alergias respiratórias, como rinite, sinusite e bronquite. No entanto, o material requer alguns cuidados para ter maior durabilidade. Pensando nisto, confira, aqui, no blog News Cotidiano, do Folha GO, como fazer a limpeza correta desse material sem arriscar danificar.

Como lavar tapetes de sisal? Esse cuidado é essencial para a manutenção da peça

Conforme uma publicação do portal Casa Prática Qualitá, que nos ensina como fazer a higienização adequada desse material e, como resultado, ter o item novinho por muito tempo, confira conosco dicas importantíssimas de como lavar tapetes de sisal.

tapetes de sisal
Como limpar tapete de sisal sem que ele desmanche. Reprodução Site Casa Prática Qualitá

Vale ressaltar que tapetes confeccionados com fibras naturais são lindos e muito elegantes. Além disso, esse material traz um toque rústico para o ambiente. Perfeitos para compor a decoração da sala de estar, sala de jantar ou, até mesmo, o quarto. Sem dúvidas, é um produto atemporal.

Tapete de sisal: versátil e lindo

Lavar tapetes de sisal
Como lavar tapetes de sisal? Esse cuidado é essencial para manutenção da peça. Foto: Canva Pro

Além de toda a versatilidade e funcionalidade. É possível encontrar o tapete em duas versões, com fibra natural ou pintada. Também pode receber outros tecidos na sua estrutura, como, por exemplo, o algodão.

Posts Relacionados

Deu ruim? Saiba como eliminar cheiro de feijão…

Continua depois da publicidade

Por que você não deve jogar fora a água do…

Continua depois da publicidade

Contudo, tapetes de sisal não indicados para ambientes úmidos. Isso acontece, pois, se água entrar  em contato com a fibra, ela perde as suas propriedades e acaba desbotando, podendo até deixar a peça deformada. Desta forma, é importante aprender como fazer a limpeza de maneira correta. Confira a seguir.

Como limpar tapete de sisal; veja como é fácil

Por se tratar de uma fibra natural e não ser recomendado o uso de água na limpeza, o primeiro passo é levar o tapete para uma área externa e sacudi-lo para remover toda a poeira.

Anote aí os itens que você vai precisar para fazer uma limpeza rápida e eficiente:

  • Aspirador de pó;
  • Detergente neutro;
  • Escova de cerdas macias;
  • Pano limpo;
  • Secador de cabelo.

Todavia, remova toda a sujeira do tapete com o aspirador de pó para eliminar os ácaros. Assim, após concluir essa etapa, é hora de remover manchas e respingos do tapete. Para isto, umedeça a escova com água e algumas gotinhas de detergente, ou mesmo um sabão líquido suave. Em seguida, esfregue delicadamente o local com todo o cuidado para não manchar e nem deixar a região molhada.

Por fim, com o pano úmido, remova o excesso de sabão bem como toda a sujidade do material e finalize com o secador em temperatura morna para certificar-se de que a fibra ficará bem sequinha. Desse modo, garanta a durabilidade do tapete de sisal.

Portanto, viu como é fácil fazer a higienização do tapete? Experimente e diga nos comentários o que você achou dessas dicas!

Aprenda a DECORAR uma SALA PEQUENA: veja as melhores dicas!

Carregando comentários aguarde...
...
...