Como remover manchas de tinta do piso: conheça macetes imbatíveis que vão te ajudar
Eliminar as manchas de tinta do piso pode ser um martírio, mas com esses truques, você vai deixar sua casa mais bonita e limpa
Se você é proprietário, conhece as lutas associadas a projetos de reforma. Gotejamentos e derramamentos acidentais de tinta podem, então, causar grandes danos ao piso, deixando sua casa com uma aparência bagunçada e desarrumada. Descubra como remover manchas de tinta do piso, nesta data (03/11), aqui no News Cotidiano!
Aprendendo a remover manchas de tinta do piso
Se a tinta derramar durante uma reforma, é melhor remover manchas de tinta do piso assim que acontecer. Infelizmente, nem sempre é tão simples assim! Embora remover a tinta seca do piso seja uma tarefa difícil, não é impossível.
Use as dicas adiante para remover os tipos mais comuns de tintas domésticas de seu piso, portanto, do tipo carpete, madeira ou piso de linóleo.
Remoção de tintas a óleo
Para remover tintas a óleo, geralmente é necessário o uso de produtos químicos, incluindo terebintina, acetona, querosene e vários diluentes de tinta.
Embora esses produtos químicos façam um trabalho decente na remoção da tinta a óleo, eles também podem retirar a cor original de uma superfície, especialmente carpetes e pisos de madeira. Se você estiver usando um removedor químico, teste primeiro uma pequena parte da superfície.
- Para remover do carpete, aplique terebintina na mancha e seque com um pano limpo até que a tinta seja removida. Lembre-se de evitar esfregar, pois isso só fará com que a tinta penetre mais profundamente na superfície. Quando a maior parte da tinta acabar, misture uma colher de sopa de sabão de lavar louça com duas xícaras de água fria e use um pano limpo para limpar a mancha restante.
- Se a tinta a óleo cair em uma superfície de madeira ou linóleo, você pode limpá-la rapidamente com uma toalha de papel úmida. Se a tinta secar em uma superfície de madeira, lixe o máximo de tinta que puder e use o removedor de tinta para remover o resto. Você também pode aquecer a tinta a óleo na superfície e, em seguida, raspar o que derreter. Remova o excesso esfregando a superfície com álcool mineral, seguro para madeira dura e linóleo.
Lembre-se sempre de usar proteção ao usar decapantes químicos para evitar, portanto, quaisquer problemas de saúde.
Veja também: Como remover mancha de tinta de caneta das roupas? 4 dicas caseiras rápidas
Remoção de tinta látex

Se você estiver usando tinta látex, existem algumas maneiras de limpar qualquer derramamento que ocorra.
- Comece removendo o máximo de tinta da superfície primeiro. Novamente, evite esfregar para evitar mais danos. Misture a água morna empregando uma colherzinha de chá de detergente do tipo neutro. Busque secar a área para retirar a maior porcentagem do excesso, portanto, esfregando de fora da mancha para dentro dela. Logo que a tinta acabar, espere até que a área seque e passe o aspirador em cima.
- Para tintas secas em madeira ou linóleo, raspe o máximo da tinta seca. A fim de que isso seja possível, utilize, então, uma espátula ou mesmo um alicate, tendo cautela para não riscar a superfície. Procure molhar a área com um mix de sabão e água, esfregando a área após um tempinho para iniciar a remoção da crosta da tinta. Se ainda houver tinta na superfície, use aguarrás ou álcool para retirar o excesso.
Se água e sabão não estão ajudando, vá a uma loja local de materiais de construção para obter orientações.
Veja também: 5 misturinhas caseiras para limpar o box encardido do banheiro
5 MISTURINHAS CASEIRAS mágicas para ajudar na FAXINA



Comments are closed.