Como fazer a prova de vida INSS 2021 pelo aplicativo? Entenda e veja prazos

A obrigatoriedade da comprovação de vida volta em junho, após mais de um ano de suspensão

Nesta terça (01) retorna a obrigatoriedade da Prova de Vida INSS 2021 pelo aplicativo e de forma presencial. Aliás, o retorno da comprovação acompanha novidades, como é o caso da opção digital. Além disso, outra inovação é a existência de um calendário específico com prazos para a comprovação. Conheça mais sobre essas novas hoje, 30/05.

A comprovação de vida é um requisito para a continuidade do pagamento dos benefícios do INSS. Por isso, todos que recebem benefícios contínuos, como pensão e aposentadoria, devem fazê-la. E, portanto, deve-se ter atenção às datas e aos meios.

A prova de vida retorna após mais de 01 ano em suspensão. Afinal, a pandemia de Covid-19 exigiu, como medida de contenção, o controle de aglomerações e necessidades de atendimentos presenciais.

prova de vida INSS 2021 pelo aplicativo
Prova de vida retorna na próxima terça e oferece 03 possibilidades de cumprimento. – Foto: Freepik

Prova de vida do INSS em 2021: Pelo aplicativo e presencialmente

Neste ano, diferentemente dos anteriores, os beneficiários da Previdência Social terão mais de uma alternativa para cumprir com o requisito. Isso, pois, desde o ano passado está em testes a versão digital da prova de vida.

Assim, uma parcela dos beneficiários com obrigação à comprovação de vida poderá fazê-la sem sair de casa. Abaixo, então, veja como funcionam as alternativas e quem se beneficiará da novidade.

Prova de vida INSS 2021 pelo aplicativo

Como falamos, essa é uma novidade que ainda está em testes. Dessa maneira, atualmente 5 milhões dos beneficiários do INSS poderão utilizá-la. Para isso, recebem a notificação para realização da comprovação nesses moldes.

Portanto, a notificação é o convite para participar. A comprovação de vida, então, ocorre no aplicativo Gov.br. Ela se dá, aliás, com a leitura facial do rosto do cidadão com a câmera do celular.

Outra possibilidade semelhante se origina de uma parceria entre a Previdência Social e o Detran. Nesse caso, então, a prova de vida INSS 2021 atinge beneficiários com registro biométrico no órgão de trânsito. Novamente, contudo, depende de notificação.

Prova de vida presencial

Por outro lado, a prova de vida do tipo presencial é bastante simples. Nesse caso, o beneficiário deve ir até a agência bancária na qual recebe seus benefícios mensalmente. Assim, requerer atendimento e concluir a comprovação.

Outros bancos permitem que o uso do caixa eletrônico com biometria digital sirva como prova de vida INSS 2021. Dentre eles estão, por exemplo, o Itaú. Com isso, o cidadão evita filas. Igualmente, garante a continuidade do pagamento dos benefícios.

Aliás, nada impede que mesmo quem tiver convocação para a comprovação digital a realize de forma presencial. Ou seja, é uma opção do cidadão. O que importa, portanto, é a comprovação de vida e não o meio.

Qual o prazo para fazer a prova de Vida?

Normalmente, a prova de vida deve ocorrer dentro do prazo de 01 ano após a realização da última comprovação. Entretanto, com a suspensão que ocorreu em 2020, neste ano o requisito será diferente.

A prova de vida do INSS 2021 segue um calendário próprio da Previdência Social. Ele é válido, aliás, tanto pra quem fará a comprovação de forma presencial quanto digitalmente. Assim, confira quando cada beneficiário deve cumprir com o requisito:

Competência de vencimento da comprovação de vida

Competência da retomada da rotina

Março e abril/2020

Junho/2021

Maio e junho/2020

Julho/2021

Julho e agosto/2020

Agosto/2021

Setembro e outubro/2020

Setembro/2021

Novembro e dezembro/2020

Outubro/2021

Janeiro e fevereiro/2021

Novembro/2021

Março e abril/2021

Dezembro/2021

Como saber a data do meu benefício do INSS?

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies