Entenda o direito à amamentação após a licença-maternidade

Direito é concedido até que o filho complete seis meses de idade

Desde o período da gestação, já existem direitos garantidos para a futura mamãe, assim como para a criança. Esses cuidados da sociedade e do Estado são necessários perante a missão grandiosa da mulher. Dentro do conjunto de garantias existe o direito à amamentação após licença-maternidade. Entenda hoje (24/11) sobre o assunto e esclareça suas dúvidas.

O direito a amamentação após licença-maternidade; entenda como funciona(imagem: divulgação/G1)
O direito a amamentação após licença-maternidade; entenda como funciona (imagem: divulgação/G1)

Veja também: Estou de licença-maternidade, tenho direito ao 13º?

O que é licença-maternidade?

A licença-maternidade é um direito que garante o afastamento remunerado do trabalho pelo nascimento ou adoção de um filho. Apesar de ser associado apenas às mulheres, a licença-maternidade também pode ser estendida aos homens.

O benefício tem um período de afastamento de 120 dias (o equivalente a 4 meses). Durante esse tempo, ocorre o afastamento da trabalhadora e ela (ou ele) continua recebendo seu salário.

A licença-maternidade de regra se inicia 28 dias antes do parto, considerando a data prevista para o nascimento, e a trabalhadora deve notificar à empresa empregadora através de um atestado médico.

O que é a licença amamentação?

Após o nascimento do filho, há o direito garantido à licença amamentação. Trata-se de um período em que a mãe tem dois descansos especiais de meia hora cada para amamentar; até que o bebê complete seis meses.

O leite materno é considerado o principal alimento para uma criança após o nascimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a amamentação é fundamental a toda criança até os seis meses de idade.

Além da nutrição do alimento, o convívio entre a mãe e o filho não pode ser negado. Esse afastamento pode influenciar diretamente no desenvolvimento da criança e trazer consequências sérias para a sua vida.

Veja também: MEI poderá contratar até dois empregados; entenda.

Como funciona a licença amamentação?

Conforme a lei trabalhista, a licença amamentação deve ser concedida à mulher dentro do horário de trabalho.

Vejamos um exemplo. Maria trabalha das 8h00 às 16h00, voltou da licença maternidade e está com seu filho ainda em período de amamentação.

Maria tem um tempo de descanso que vai de 12h00 às 13h00 . Em um acordo com a empresa, até seu filho completar seis meses de idade ela terá sua folga estendida das 12h00 às 13h30 e saíra todo dia às 15h30.

Dessa forma Maria tem garantido os dois períodos dispostos em lei, e a empresa está regular diante dessa obrigação.

Pode haver o desconto do salário da empregada durante esse período?

Assim como a licença-maternidade o período dado à empregada para amamentação não pode sofrer desconto.

Caso isso ocorra, a empresa poderá ser responsabilizada por desobediência à lei trabalhista.

Mesmo em caso de adoção terei direito a licença à amamentação após a licença-maternidade?

Assim como a licença-maternidade, quem adota uma criança também tem assegurado o direito a licença amamentação. A lei é bem clara nesse ponto quando diz que, “Para amamentar seu filho, inclusive se advindo de adoção…”.

Entretanto, vale salientar que, para ter direito a essas duas pausas de trinta minutos, é preciso que o filho adotado tenha até seis meses de idade.

Como você viu a amamentação após licença-maternidade é um direito assegurado por lei, e todas devem saber. Compartilhe e informe a outras pessoas.

Empresas oferecem empréstimo com garantia de celular; veja como funciona

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies