Entenda diferença entre SPC/Serasa e Quod score, gerido por Caixa, Itaú e outros

O Quod é um entidade responsável pela gestão de crédito de alguns dos bancos mais tradicionais como: Itaú, Caixa, Banco do Brasil, Santander e Bradesco.

Assim como há o score do SPC e o score do Serasa, há também o Quod score. E como se sabe, quando um consumidor vai solicitar crédito no mercado (seja na forma de empréstimo, financiamento, cartão de crédito ou crediário), um dos elementos observados é justamente o score de crédito. Saiba mais hoje (11/06) aqui no Folha Go.

Contudo, será que existe alguma diferença entre os scores dos distintos órgãos de proteção ao crédito? Mais especificamente falando, há alguma diferença entre o score do Quod em relação ao score dos outros birôs, como o Boa Vista SCPC, SPC e Serasa? 

Na realidade, os órgãos são totalmente diferentes, ainda que possuam, de forma genérica, o mesmo objetivo, que consiste na proteção ao crédito. Saiba mais.

Quod score é diferente do score de crédito do SCPC, SPC e Serasa?

O Quod score é sim diferente do score de crédito dos outros birôs de crédito e vice-versa. Cada birô de crédito efetua o cálculo do score (também chamado de pontuação de crédito) de modo distinto.

Aliás, cada uma dessas entidades são detentoras de bancos de dados totalmente diferentes entre si também.

Em outras palavras, há sim uma estruturação diversificada na classificação geral de cada um deles, dado que partem de alguns elementos diferentes para calcular a pontuação.

quod score spc e serasa
Quod score: entenda a diferença para o score do SPC e Serasa. Fonte da imagem: Freepik

Todavia, vale a pena salientar que, a despeito deles terem pontos de partida diferentes, os itens levados em consideração na constituição do score de crédito são basicamente os mesmos:

  • o comportamento em relação aos gastos;
  • o pagamento das contas dentro do prazo correto;
  • as solicitações de crédito;
  • a atualização dos dados cadastrais.

Mais informações a respeito do Quod

O Quod consiste em uma entidade responsável pela gestão de crédito de alguns dos bancos mais tradicionais como: Itaú, Caixa, Banco do Brasil, Santander e Bradesco.

A propósito, do mesmo modo que o SPC, Boa Vista SCPC e Serasa, ele é igualmente um serviço de proteção ao crédito.

Sendo assim, ainda que possa ser entendido como uma espécie de “concorrente” dos demais órgãos (SPC, Serasa e SCPC), o Quod não é um “rival” propriamente falando.

Os serviços oferecidos por essa entidade podem operar de forma complementar aos dos outros birôs, e, assim, impactar de maneira positiva o score de crédito.

Ele detém um banco de dados bastante vasto e minucioso e se fortaleceu ainda mais, depois de sancionada a Lei do Cadastro Positivo.

O impacto do Cadastro Positivo na pontuação de crédito

Uma vez que o Quod só conta com um cadastro positivo (no qual aparece as dívidas e também as contas pagas em dia) e não possui o cadastro negativo, no qual só aparecem as dívidas negativadas), o cadastro positivo afeta de forma diferenciada o Quod score.

Isso significa que se o consumidor mantiver uma boa conduta financeira, sua pontuação de crédito será ainda maior do que se existisse apenas o cadastro negativo ou pode ser menor do que se tivesse apenas o cadastro negativo; visto que as contas pagas em atraso também influenciam o score.

Sendo assim, para manter uma boa pontuação de crédito, basta ter as contas pagas em dia e um bom comportamento financeiro em geral.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies