Funcionários do Banco do Brasil fazem greve em protesto a plano de demissões

BB anunciou plano para 5 mil demissões voluntárias

Neste mês de janeiro, o Banco do Brasil fez um anúncio para o mercado de que irá fechar 361 agências e demitir cinco mil pessoas, mas a divulgação não foi bem aceita pelos bancários, como era de se esperar, e rendeu em uma greve na última sexta-feira (29). Entenda hoje (30/01), mais detalhes sobre a paralisação das atividades no BB.

Conforme anunciado durante esta semana, os bancários do Banco do Brasil não foram ao trabalho na sexta-feira. A mobilização atingiu todos os estados do país, após a ação ter sido aprovada durante uma ação em assembleia realizada em São Paulo, no último dia 26.

A mobilização foi gerada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, que, contou com a adesão dos sindicatos dos demais estados brasileiros. Assim,o mesmo fato aconteceu em diversas outras cidades do país.

A reclamação é a mesma entre todos os funcionários: o plano de demissão voluntária que foi imposto pela instituição pública, que faz parte de um projeto de reestruturação do banco e foi aprovado pelo Conselho de Administração do BB.

Funcionários do Banco do Brasil fazem greve em protesto a demissões
Funcionários do Banco do Brasil fazem greve em protesto a demissões (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Leia mais: O que é demissão voluntária? Entenda alternativa divulgada pelo Banco do Brasil

Funcionários do Banco do Brasil fizeram greve na sexta-feira (29) e projetam novas paralisações

O ato de paralisação das atividades no banco durou 24 horas, durante todo o dia 29 de janeiro de 2021. No entanto, não será o único. A previsão dos sindicatos é que novas ações com tom de greve aconteçam demonstram a insatisfação dos funcionários da instituição contra a medida que foi imposta.

Segundo os sindicatos, a adesão à paralisação é voluntária e é feita de acordo com o desejo do próprio funcionário da instituição.

“Mais uma vez, diante da atual conjuntura de desmonte e ataques aos direitos dos funcionários, os bancários do banco público da base do Sindicato reafirmaram a sua disposição para a luta. Todos iremos cruzar os braços, de agências ou departamentos, trabalhando presencialmente ou em home office. Juntos somos mais fortes”, explicou Adriana Ferreira, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e funcionária do BB.

Já no Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, a presidente Adriana Nalesso confirma que novas ações vão ser feitas.

“Num momento de profunda crise econômica, em meio à pandemia, o governo vai jogar no desemprego mais 5 mil famílias? Essa paralisação é apenas a primeira para deixar claro que não vamos aceitar isso”.

Leia também: Banco do Brasil vai fechar 361 agências e demitir 5 mil pessoas

Qual o intuito das paralisações?

Segundo a Comissão dos Funcionários do Banco do Brasil, a ideia dos atos de protesto é de tentar fazer com que a instituição aceite negociar com os trabalhadores.

Demonstrando toda a insatisfação contra a reestruturação que foi anunciada pelo Conselho de Administração do Banco do Brasil, os funcionários tentam mobilizar toda a classe em prol de benefício coletivo.

Contudo, é entendido que dificilmente haverá o resultado esperado. Isso porque, o BB já se mostrou motivado e empolgado com as novas mudanças que irão acontecer a partir do momento que o fechamento de agências e demissões de funcionários aconteçam.

Como será a reestruturação do Banco do Brasil?

Na nota divulgada para o mercado, o Conselho de Administração do banco informou que haverá:

“Desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 Postos de Atendimento (PA);

Conversão de 243 agências em PA e outros 8 PA serão transformados em agências;

Transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de guichês de caixa, com maior vocação para assessoria e relacionamento;

Relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios; e

Criação de 28 unidades de negócios, sendo 14 Agências Especializadas Agro e 14 Escritórios Leve Digital (unidades especializadas no atendimento a clientes com maturidade digital), com aproveitamento de espaços existentes, não envolvendo contratação ou locação de novos imóveis”.

Leia ainda: Leilão do Banco do Brasil: o banco colocou mais de 1400 imóveis para serem vendidos

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies